Há um movimento do Crea que condena o petit-pavé, pequenas pedras de mármores, artisticamente instaladas em formas. Em Curitiba os motivos mais antigos eram de Lang de Morretes. Depois outros artistas desenharam com as belas pedras.
Agora há uma lei que proibe reformá-las. Estragou? Deslocou-se? Fora! No lugar, pastilhas de concreto, os tais "peivers".
A argumentação dos do contra é até nobre. Eles alegam a dificuldade do público especial, os deficientes, em caminhar nas pedras que, se mal instaladas, são irregulares. Claro que todo respeito é pouco para com eles, mas, tenhamos bom senso. Há como alternar, então, o sistema de calçamento. Também, não concordo que essa seja a melhor solução, visto que, prova cabal nas fotos acima, as pastilhas de cimento são também irregulares e duram ainda menos que o petit-pavé. Essas fotos, são de alguns trechos da Rua Marechal Deodoro, onde há pouco mais de um ano esse sistema de calçamento substituiu as pedras portuguesas e já apresentam problemas de manutenção. Não parece lobby de algum fabricante de cimento?
Leitura
Há 14 horas
2 comentários:
Lina!
O e-mail do Varal é cimitan@terra.com.br
;o)
Tenho nojo destes novos blocos de cimento. Diferentemente dos instalados em países frios de primeiro mundo, aqui em pouco dias eles ficam emporcalhados devido a humidade e bolor.
Postar um comentário