abril 07, 2009

Rosely Nakagawa e Simonetta Persichetti, hoje na Caixa Cultural

foto João Urban


Dia 7 de abril, terça-feira, a partir das 19h30, A CAIXA Cultural de Curitiba apresenta “Portfolio, 30 anos de fotografia”. Exposição destaca obras de grandes fotógrafos brasileiros. Imagens de Mario Cravo Neto, Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro, entre outros, fazem parte da coleção de Rosely Nakagawa. 40 imagens do acervo pessoal da curadora e pesquisadora Rosely Nakagawa. No auditório, às 18h30 do mesmo dia ela ao lado da jornalista e crítica de fotografia Simonetta Persichetti, estarão presentes proferindo palestra sobre “Fotografia e Mercado”.
A exposição apresenta imagens que Rosely foi reunindo durante os 30 anos de sua trajetória profissional, desde a primeira, que foi presente de Mario Cravo Neto, uma foto em PB, até reunir um portfólio com 200 fotos, das quais selecionou 40, onde o destaque fica para o momento criador e o processo de elaboração de renomados fotógrafos brasileiros.
Entre eles, encontram-se Mario Cravo Neto, Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro, Carlos Moreira, Luiz Braga, Lucia Guanaes. São profissionais que passaram pelos olhos de Rosely e juntos escolheram, selecionaram, dividiram, compartilharam o fazer imagético.
"Talvez, mais do que uma coleção, o que Rosely nos mostra seja uma coletânea, onde ficam evidentes os interesses e os gêneros de época. Um índice que nos permite ver, mesmo que não de forma cronológica e, muito menos didática, a transformação da estética fotográfica, um passeio pelos mais variados estilos. E mostra um panorama da história da fotografia brasileira, muito mais ligado à afeição, ao emocional do que a um discurso intelectualizado", declara Simonetta Persichetti.
Rosely é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, com extensão em Museologia. Seu trabalho como curadora teve início na Galeria Fotóptica, no final da década de 70. “Acompanhar a produção e a realização do trabalho fotográfico, conviver com fotógrafos e acompanhá-los nas saídas fotográficas era, realmente, o que mais me motivava naquele trabalho”, destaca ela.
Na galeria, Rosely conheceu fotógrafos contemporâneos de Thomaz Farkas como José Medeiros, Pierre Verger e Chico Albuquerque. Além dos que despontavam no cenário da fotografia nacional e internacional, como Sebastião Salgado e Alécio de Andrade.
Em 1986, começou a trabalhar de forma independente como coordenadora de mostras em museus e outras galerias. A partir daí não parou mais, foi curadora de diversos espaços culturais, a exemplo da Casa da Fotografia Fuji e do Espaço Senac Escola de Comunicação e Artes. Organizou dezenas de exposições de fotógrafos conceituados, assinou a edição e coordenações de diversos livros de imagens e participou de congressos no Brasil inteiro e no exterior. Hoje, coordena as mostras das galerias Fnac Brasil, com a proposta de mostrar a produção brasileira na sua diversidade e complexidade, nas oito galerias no Brasil .
A mostra “Portfolio, 30 anos de fotografia” é itinerante e irá percorrer até o final do ano, outros Conjuntos Culturais da Caixa, situados nas cidades de São Paulo, Brasília e Salvador. Fotógrafos participantes da mostra “Um olhar, 30 anos de fotografia”:


Exposição - “Portfolio, 30 anos de fotografia” Período: de 07/04 à 03/05. Local: Caixa Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280, centro , Curitiba/PR. Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10 às 21 horas e domingo das 10 às 19 horas. Entrada franca. Informações para a imprensa: Ateliê de Textos, com Alzira Hisgail e Renata Rosa Telefax: 11 3675.0809.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco