junho 28, 2009

Tarsila do Amaral

Tarsila sempre habitou meu imaginário. Confesso que não foi a Abapuru que mais me impressionou quando eu era menina. Me encantava com as bailarinas, me orgulhava com seu engajamento nos operários, enfim, era fã.
Quando grávida pela segunda vez, ao contrário da primeira filha que foi surpresa, eu soube que teria outra menina, decidi por chama-la de Tarsila. Acho um nome forte e bonito. Agora em casa tem várias referências da Amaral- como nessa porta, num trabalho de Glauco Menta- apesar da Faria e Silva também mandar bem nas coisas que faz.
Ah, ia me esquecendo. Há pouco tempo, a Tarsila filha me perguntou se eu sabia que a conceituada artista tinha nascido no mesmo dia que eu. Não sabia e, nem sei porque, gostei.

3 comentários:

Beth Kasper disse...

Que bela coincidência, hein!¿
Ao contrário de você, só depois de adulta que vim a admirar o trabalho de Tarsila. Não me pergunte pq. mas me assustava com aquelas figuras grandes e que me lembravam um outro "assustador" de Rousseau que tinha na sala de jantar de uma tia...
Vá saber...

Unknown disse...

A Tarsila do Amaral nasceu no dia 1de setembro de 1886.
Eu cheguei ao mundo no dia 12 de junho de 1986. 100 anos depois de Tarsila do Amaral.
Coincidências ou não, gosto muito do nome que mamãe escolheu para mim. E como vcs podem ver, ela tem muito bom gosto e talento.
Também gosto muito do trabalho da Tarsila do Amaral e ADORO receber presentes relacionados a ela, já que temos o mesmo nome, já ganhei camisetas, posters, entre outros. Pessoas que infelizmente - e não sei como - não conhecem o trabalho dessa grande artista, quando escutam meu nome dizem: - Ah, Tarsila igual o perfume da Boticario. As vezes tento expilcar que o perfume tem esse nome pois é uma homenagem a pintora - assim como eu - mas as vezes vejo que nem adianta explicar...
Pois é, esse perfume eu ainda não tenho.

Lina Faria disse...

Ah, Tarsila,
Não tem porque disse que não gosta.
Até o Rafael Greca quis te mandar um de presente e eu adiantei que você não gostava. hehehe...

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco