dezembro 25, 2009

Natal noPaço

Acompanho o passo a passo do Paço da Liberdade,
sítio que vem sendo revitalizado nos últimos anos.
É claro, muitas mudanças, umas desnecessárias, outras compulsórias, seguem o devir,
da cidade. Principalmente onde ela começou.
No final do ano passado pediram-me um depoimento sobre o lugar que já foi um mercado municipal, foi sede da prefeitura, museu e agora é um centro cultural do Sesc que patrocinou o restaurou o imóvel em troca de um tempo de concessão.
Documentei todas as etapas de recuperação, a extração do amadeiramento, a descobertas de técnicas construtivas usadas no começo do século vinte, uma aula de construção e desconstruçao do monumento eclético. Idealizado por Cândido de Abreu, então prefeito.
No início da década de setenta ganha o primeiro restauro com projeto dos arquitetos Ciro Correia Lira e Abrão Assad. Assad volta a assinar agora o novo projeto, com consultaria de
Correia Lira.
Não queria me alongar para que seja lido mas, tudo e um pouco mais para demonstrar o apego que tenho com o lugar, é necessário.
Durante meses a cidade inteira sabia que eu considero o Paço uma espécie de quintal da minha casa.
É que o projeto da artista plástica e acadêmica Lilian Amaral utilizou uma fotografia minha do Paço, com o depoimento: "Curitiba é meu lar e o meu quintal é o Paço".
Precisa maior declaração?

2 comentários:

Beth Kasper disse...

Noooooossa!
Passei uns dias sem vir até aqui e tô pasma com tanta foto linda!!!!
Que maravilha!!!!
Bom 2010, Lina!
Beijão e espero poder um dos dias de 2010 conhecê-la finalmente.
:o)

Lina Faria disse...

Pois é, Liz.
Somos quase vizinhas.
À você e aos seus, tudo de bom no ano que entra.
Beijos!

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco