dezembro 19, 2009

Solstício de Verão



Enquanto aqui abaixo do Equador entramos no Solstício do Sol, os do hemisfério norte iniciam seu Solstício de Inverno.
Época em que, desde muito antes da Era Cristã, aconteciam festivais religiosos e se trocavam presentes entre amigos e parentes. Eram os ritos das Saturnais, quando se deve abrir mão de bens materiais.
Seriam as primeiras celebrações a Saturno, Deus da agricultura, de 17 a 23 de dezembro,
quando com velas e tochas, festejavam o fim do período mais escuro do ano e o nascer de um novo período de Luz, coincidindo com a entrada do Sol no signo de Capricórnio, Solstício de Inverno, lá no hemisfério norte, e Solstício de Verão , cá para nos do Hemisfério Sul.
Na verdade era o final dos trabalhos do campo, quando a família campesina e seus serviçais, ganhavam uns dias para festejos e descansos.
Portanto, cada um comemora esse período cósmico de descanso e celebração, cultuando sua fé e sua cultura, do jeito que bem quiser,
mas tendo sempre como lembrança de que é um momento de
reflexão e solidariedade.
Feliz Natal!

2 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

O mais curioso é o simbolismo faz mais sentido no norte. O renascimento da luz que vence as trevas,as colheitas, etc. Viva Capricórnio e o Menino Mythra.

Lina Faria disse...

Viva, Jorge!

Bem-vinda, Silvana!

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco