fevereiro 19, 2010

Serra Abaixo

Não sou louca por praia.
Adoro mas prefiro o conforto da minha casa a disputar espaços.
Mas o calor que tem feito em Curitiba a faz estranha à sua essência.
Não reconheço a cidade plúmbia ou com sol ameno.
Tornou-se quente, escaldante, sem opções confortáveis de estar.
Como os amigos da minha filha viraram meus e me chamam a programas,
acabei indo de novo à Encantadas, o lado menor da Ilha do Mel, onde há menos gente.
Sempre bom ir à ilha agora que há controle e limite de pessoas.
É claro que passados os anos ficou mais urbanizada,
mas ainda mantém na praia do mar de fora
umas longas e limpas ondas pra se banhar.
No trapiche onde desembarcam os turistas e moradores que vão e vêm de Paranaguá,
a água é bem suja.
Gosto de praias que mantêm seu núcleo comunitário, seus nativos e pescadores.
Mas Encantadas não tem mais pescadores profissionais, como em Superagui.
É o turismo que move o sítio.
Foi tranquilo mas machuquei o pé e não fiz as caminhadas que pretendia.
Fotografei, o que faço quase compulsivamente, mas não escalei o Morro do Sabão que leva
ao Forte da Ilha do Mel.
Gosto de explorar lugares com os olhos.
Vem sempre um insight, um caminho onde dirigimos
as reflexões.
Num repente, um navio enorme resolve cortar caminho, cruza seus olhos.
A surpresa é meu gás...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco