março 11, 2010

"FOTÓGRAFOS, UNI-VOS!"


aveloh disse...
"Lina, Zaclis, demais fotógrafos de Curitiba, uní-vos! Já que não se pode mudar a lei municipal, que se registrem as caçadas de "petit pavé", calçadas portuguesas, pedras angolanas, ou o que seja, que são lindas de morrer e deveriam na verdade ser tombadas pelo patrimônio histórico. Por onde anda o antigo zêlo de Curitiba por essas coisas?
11 de março de 2010 03:12"


Aveloh, querida amiga virtual e fotógrafa, sobre a lei do vereador Felipe Braga Côrtes, que proíbe novas calçadas de pedras portuguesas na cidade de Curitiba.
Com apoio do CREA, o arquiteto, mesmo de instituições públicas, que usar o sistema para novas calçadas, será punido exemplarmente.
Não bastasse isso de parar com os novos, estão destruindo nossa memória e história, substituindo-os em sítios tombados pelo Patrimônio Histórico, como no Paço Municipal.
Essa data de 1915, que ficava na entrada art-noveau do palacete, não existe mais.
Quase não existem nem as pedras. Numa briga entre Patrimônio e CREA, mantiveram-se uns testemunhos no local. Mas o ano em que foi instalada, não esta mais lá.
Também na Rua Riachuelo, que está sendo "revitalizada", elas estão sendo substituídas por um piso vermelho ou cinza, de concreto, com uma textura antiderrapante, onde se acomodam sujeiras, ficando encardidos poucos dias após o tráfego sobre elas.
Toda a rua está com cara de piso de garagem, além da IMPERMEABILIZAÇÃO que esses pisos provocam.
Mais um maniqueísmo de legisladores que querendo reparar a exclusão de deficientes, nobre e justa preocupação aliás, radicalizam todo o sistema da cidade, comprometendo coisas que vão além da Memória do nosso imaginário.
Pensemos em gregos, baianos e curitibocas que brigam pela cidade, como eu.
Adaptemos as calçadas para deficiente com passarelas especiais, sem erradicar nossa história, nossos pertencimentos!
Pensemos na expressão fisionômica da nossa cidade que nesse mês comemora seus 317 anos.

Cidade é mãe e mãe merece respeito!

2 comentários:

João Menéres disse...

Quem não respeita o património cultural será desprezado pela História.

aveloh disse...

Lina,
quanta honra para uma pobre marquesa, que na verdade não é fotógrafa (quem me dera). E também não é corintiana,nem "parmerense", nem bugrina, nem nada.Mas o meu corintiano, vou te contar, é corintiano mesmo, e o meu parmerense não fica atrás.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco