março 22, 2010

Autorretrato


Nesse embalo de autorretratos e fim de verão:
foto narcisista com escultura do artista Spañol, no Parque das Esculturas em Curitiba.
Fiz o making of das obras, - todas em concreto, já que quem patrocinava o espaço era a Votorantin - e não conseguia definir a forma desse trabalho.
Não que arte contemporânea se entenda objetivamente, mas me intrigava muito aquela torre metálica, parecendo um trampolim.
Na primeira chuva de verão, EUREKA!Estava tudo naquela poça de água.
Spañol tinha feito um ambiente ao qual só se entendia refletido.
No final, o paisagismo do entorno seria um espelho dágua.
Um trabalho desses só se justifica em um parque aberto, onde a pessoa tem recuo e tempo necessário para sacar a forma.
Outras esculturas espalhadas pelo bosque, também com esse apelo lúdico visual, propõe peças ousadas que interagem com a natureza.
Pena que, me parece, não há acordo entre Parque e Prefeitura na gestão e administração do espaço que conta com uma pista de caminhada de 4.000m e um enorme atelier para oficinas de escultura.
Enquanto isso as obras estão lá, não inéditas porque já publicadas em livros dos respectivos artistas, mas também não abertas ao público.

2 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Foto narcisista... mas discreta!
O parque não é da prefeitura!!!

Lina Faria disse...

Não, Jorge.
Leia o texto acima.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco