abril 21, 2010






















Hera e Zeus, casados e infelizes para sempre.
Ou, Hera não era o que parecia que era.







Hera era casada com Zeus, pai dos deuses e dos homens. Por isso, era protetora do amor legítimo e das esposas. Zeus era o bicho e caía na gandaia fácil. Traía a pobre a torto e a direito. Ela se vingava nos outros. Foi a responsável por mandar Hércules fazer aqueles doze trabalhinhos. Hércules era filho ilegítimo de Zeus e Alcmena e, por isso, servia de parque de diversões para Hera. Um dia, quando Hércules vinha cansadão depois de ter tomado Tróia no muque, Hera mandou uma tempestade chacoalhar o navio dele. Zeus ficou furioso e pendurou Hera de ponta-cabeça numa nuvem com uma corrente de ouro e uma bigorna em cada pé. E foi tomar um vinho para acalmar. A vigilância de Hera era tão grande que Zeus tinha que se transformar em cisne, touro, chuva de ouro e marido da amante. Com "chuva de ouro" ficou em segundo lugar no concurso do Copacabana, categoria luxo. Como marido da amante, levou chifre dele mesmo — Zeus — transformado em cisne. E Zeus disfarçava quem queria proteger: Io virou vaca, Dionísio virou bode e touro. Só o bode não entrou no jogo do bicho, mas é o que mais dá na vida. O bicho pegava mesmo naqueles tempos, como se pode ver. Hoje, sem deuses nem mitos, vive-se por aí, sob a ira das esposas que até contratam matadores de aluguel. Pum, pum! Alea jacta est.



Hera que não era o que parecia, parte 2



Certa vez, Hera discutiu com o marido para saber quem conseguia maior prazer no amor: o homem ou a mulher. Zeus dizia ser a mulher, enquanto Hera achava que era o homem. Nessa briguinha familiar resolveram incluir Tirésias, que tivera experiência dos dois sexos. Ele caiu na asneira de dizer que o prazer da mulher estava na proporção de dez para um do homem. Furiosa com a derrota, Hera prontamente o cegou. Tirésias virou repentista cego lá no Ceará, para deixar de ser bobo. E até hoje os psicólogos e adjacências tentam saber quem tem mais prazer. Sorte deles que não tem uma Hera por perto.


Rui Werneck



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco