maio 23, 2010

Ferias Culturais



















Fotos de Cartier Miscquessy-Bresson.





Vários amigos passando férias em Paris, e, interessante, na última semana, dois grandes aquarelistas, desenhistas e amigos próximos, Fernando Popp, arquiteto e Dante Mendonça, cartunista e cronista, fizeram uma oficina de aquarela por um roteiro bem parisiense.
Pelos olhares apurados, estou curiosa!
Bom programa pra quem já conhece bem a cidade.










Dante Mendonça


(De Paris) Flanar às margens do Sena é participar de um filme com a trilha a sonora ao vivo, onde o ouvido é continuamente agraciado com alguma melodia ao fundo. Melhor que isso, só mesmo sentar no boulevard com um bloco de desenho às mãos e participar dessa película no papel de coadjuvante.


Depois de uma semana pintando e bordando pelas ruas de Paris, só posso dizer que o “workshop” de aquarela do qual participamos, junto com o arquiteto e urbanista (e grande desenhista) Fernando Popp, foi tudo aquilo de bom: de fato o curso ministrado num grupo de dez pessoas é uma apaixonante viagem de imersão artística pelas ruas de Paris, cada dia em um ângulo de paisagem, com tempo para redescobrir vários aspectos da cidade, reler a arquitetura urbana e fazer amigos provenientes de várias partes do mundo, todas mulheres: americanas (uma delas do Alasca), argentinas, chinesas e francesas.






Com a orientação do “maestro” aquarelista Nicolas Petrescu-Alupi (neto e filho de consagrados artistas de origem italiana e romena), as lições de aquarela em “sketches” da paisagem urbana tiveram o seguinte programa: segunda-feira (dia 17): Jardin du Luxemburg, na Praça Paul Claudel, das 10hs às 17hs; terça-feira: Jardin des Tuilleries, no terraço do Musée du Jeu de Paume (manhã) e atrás do Museu do Louvre (à tarde); quarta-feira: Pont des Arts (no Sena), a jornada inteira; quinta-feira: Marché (feira) Maubert, na Place Maubert, junto ao Boulevard Saint-Germain (manhã) e na Île St. Louis, nos fundos da Catedral Notre-Dame de Paris (à tarde); sexta-feira: Fontaine Louvais, uma das mais belas do mundo e, à tarde, no grande pátio do Palais Royal; e neste sábado o encontro de conclusão foi na praça René Viviani, quando trocamos as figurinhas finais e nos despedimos com “cassoulet” (a feijoada francesa), vinho nacional e comentários acerca do roubo de obras de arte em Paris. O que certamente não nos preocupa.






Dante Mendonça (O Estado do Paraná).


(http://www.atelieralupi.com/)


(“Stage d'aquarelle, paysage dans Paris – Carnets de voyage”)




Postado por Don Suelda às 8:39 AM  http://cartunistasolda.blogspot.com/













Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco