junho 03, 2010








Corpos Sagrados e Profanos, na Mesma Rua









Logo de madrugada, os moradores da rua foram incomodados pelo trânsito,
 barulho dos fiéis, um horror no reino da pensão de D. Ana Rickman.
Era dia de Corpus Christ, quando dezenas de voluntários, movidos pela fé,
começam ainda ao amanhecer seu tapete de flores e outros materiais coloridos, para que o corpo de Cristo se arraste pelo chão sobre ele, carregado pelos fiéis. Feito mesmo a cobra de Gil. Hoje mais cedo, os inquilinos sentiram seu sitio invadido e começaram a perambular em busca de alimento e cigarro, feito bichos.
Talvez alguém se pergunte porque não chamo o resgate para que levem esses cidadãos, ao que lhes respondo: mais de uma vez algum vizinho já chamou o resgate social.
O cidadão só vai se quiser e eles nunca querem. À noite dormem em albergues oficiais e outros de entidades religiosas.
Muito cedo estão de volta. Só que um deles sempre fica pra trás, pela bebedeira, e acaba dormindo ali mesmo, como aconteceu hoje. Esse é o que mais me preocupa. Ele é um alcoolatra. De boa índole, ajuda as pessoas, mas mal para de pé.
Tento ao máximo não interferir no ambiente, salvo em casos extremos de violência ou emergência.
Portanto limito-me a acompanha-lo, pagar-lhe um rango de vez em quando, como qualquer cidadão que nunca o tenha visto faria. E faz. Há sempre alguém lhe deixando um lanche pago na lanchonete ao lado do seu "ponto".
Gostaria que o recolhecem para que tratasse as úlceras dos pés. Quando falo que ele tem que tratar, diz que já o fez e sai de mansinho. Domingo, quando dormiu o dia inteiro  o moço da banca de jornal chamou o Samu. Seus companheiros o esconderam e a ambulância depois de muito procurar, foi embora. 

Hoje quando essa gente toda alisa e enfeita a rua, sinto que o grandão manifesta uma alegria por estar sendo visitado. Oferece ajuda mas as pessoas o evitam, é claro, teem medo.
E assim continua o feriado e as dezenas que logo virarão milhares de corpos passando ao mesmo tempo nesse Não Lugar.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco