junho 18, 2010








Eu nasci nessa Casa!










Um dos meus assuntos mais recorrente é a Casa. Mais que casa, aquele quase nada que transforma uma moradia em Lar. Também, uma das frustrações de minha relação com os espaços é vê-los assim tão rápido, se apagarem, ou pior, irem morrendo aos poucos por abandono e inanição.
Difícil alguém que possa dizer com orgulho "eu nasci nessa casa".
Pois Maria Christina Macedo, a Tina, como todos a chamam carinhosamente, pode, mais do que isso, contar uma história pessoal de quase todos os casarões da Avenida João Gualberto e imediações, reduto do clã dos Leão, ao qual faz parte.
Mas não pensem que Tina, apesar de ter nascido em uma casa de princesa e ter ascendência direta com os chamados "Barões do Mate", não tenha amigos e interesses nas mais diversas áreas e camadas sociais.
Eu, por exemplo, tenho-a como minha amiga. Daquelas que podemos ficar mais de dez anos sem nos ver e ela ao nos encontrarmos, seja em qual situação ou companhia que esteja, vem entusiasmada me cumprimentar.


Conheci-a melhor quando eu trabalhava na assessoria de imprensa do Palácio do Governo e voltava de uma licença maternidade. Como com criança pequena,  resolvi acompanhar a primeira dama, mulher do governador, por não demandar viagens, essas coisas.
Quem era a primeira dama se não a Tina? Casada então com João Elísio Ferraz Campos, com quem teve suas duas filhas, ela assumiu a área social do Governo. Pra quem achava que seria tranquilo acompanha-la, errou completamente. Um dínamo essa mulher com um coração só não maior que nossos problemas sociais.


Despoja, articulada, se entusiasma com a chegada de seu livro eletrônico. Seiscentos livros, da melhor literatura, diz ela.


Encontrei-a anos depois nos bancos de uma faculdade. Toda jovial e serelepe, conquistou a galera.
Assim é ela.
Fui outro dia a trabalho em seu apartamento e vi dois quadros dos casarões da Av. João Gualberto.
Um de Ruben Esmanhotto, grande artista plástico que pinta a arquitetura da cidade com pigmentos naturais e querebentina. Esse, o da foto da casa dos pais, acima, na foto onde está Tina.






Na segunda foto, o Palacete dos Leões - no plural por designar as duas esculturas, não o nome da família - casa dos avós.

Demorei a postar pois queria fotografar a casa agora,
nas atuais condições - está bem e habitada -, e acabei por ir deixando.


Ontem quando me deslumbrei com a nogueira que pra mim já inseriu-se à paisagem, vi no monitor uma torrezinha que aparece entre dois prédios, e é a da casa dos pais da Tina..
Resolvi postar assim mesmo.


Será que a Tina lembra dessa nogueira, na infância?









Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco