junho 20, 2010









  "Fotografia, arte e bom gosto…"
http://www.clicio.com.br/blog/





O Clicio em seu blog, http://www.clicio.com.br/blog/ , sempre provoca questões que muitos fotógrafos refletem, lêem sobre mas sem feedback. Vantagens da rede esses fóruns onde gente generosa como o próprio Clicio e Ivan de Almeida, de quem transcrevo com autorização, passam em seus comentários valiosas opiniões.
Essa de Ivan é sobre a abordagem que Clicio faz sobre os conceitos subjetivos da fotografia enquanto arte e as referencias estéticas:



" Há muitas razões para fotografar. Fotógrafos gostam de imagens, gostam de envolver-se com imagens, gostam de desenhar com a câmera. É um gosto, um jogo. Podemos revestir esse gosto de palavras mais ou menos bonitas, mas na verdade é uma masturbação, um envolvimento de alguém com aquilo que produz, um namoro com o que faz e que fica exteriorizado e visível. Não digo isso pejorativamente. Esse envolvimento consigo é irremediável, ninguém vive fora de sua vida, de sua experiência. Tento dizer com isso que é coisa auto-referida, e, paradoxalmente, essa parece-me a parte mais saudável da coisa.



Ser artista. O que é isso? Que diferença faz? Evidentemente se as fotos podem ganhar curso como arte, que mal há nisso? Mas fazê-las para serem arte é outra questão, e não me parece uma boa questão. Tentar que sejam arte é não ter suficiente imaginação masturbativa -risos.



Ainda assim, pode fazer parte do jogo buscar haver uma aura na fotografia feita.



Porque faz parte do brinquedo a reação do outro à obra. É um jogo no qual não se joga sozinho, embora parte das regras seja feita para uso próprio. Faz parte do jogo a relação da fotografia com o mundo, em qualquer grau que seja. Ou depondo, ou mostrando, ou sendo parte de uma comunicação.



Penso que ninguém deve se preocupar com isso. Ou se ganha dinheiro, ou se pratica o onanismo, ou uma combinação qualquer das duas coisas."

 
Ivan de Almeida 19 de junho de 2010 as 21:42



*vale a pena conferir o texto do clicio: http://www.clicio.com.br/blog/








2 comentários:

Ciro disse...

he,he,he,he,he,he.....
Ótima esta comparação!!!!
Bj

clicio disse...

Lina,

Obrigado pelo generoso link, e por reproduzir as sempre bem-pensadas e divertidas observações do Ivan; parece que o seu não-lugar passou a ser um dos meus pontos de parada obrigatório..
:-)
Clicio

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco