junho 15, 2010







"Liberdade é Felicidade"

ou, Até tu, Luizinho?








"Liberdade é uma calça justa,azul e desbotada"

De quem é mesmo essa música? Zé Rodrigues, Belchior? Não interessa. Apenas pego esse gancho antes de postar a opinião de Rui Silvares, titular do blog http://www100cabecas.blogspot.com/, vida inteligente na net.

Ele faz uma crítica à resistência quanto ao acordo ortográfico que, segundo ele, os do contra chamam de "aborto ortográfico".
Silvares é artista plástico, professor,- mantém na rede um blog com um completo curso de História da Arte, disponível a qualquer incluído digital, http://12-efe.blogspot.com/.
Tem critérios, humor e autoridade para opinar sobre o estado de sua língua pátria, herança que nossos colonizadores deixaram.
Leiam e vejam no que concordam e discordam de suas opiniões a respeito:


Liberdade é Felicidade

"O que por aí há mais são ratos paridos por montanhas de dimensões variadas. Atente-se na notícia que nos conta que: Três pessoas aderiram à manifestação convocada para esta segunda-feira frente ao Palácio da Ajuda, em Lisboa, contra o novo Acordo Ortográfico, que apelidaram de «aborto ortográfico».



Espanta-me que haja quem faça desta questão um cavalo de batalha tão furioso e continue a insistir numa espécie de cruzada purificadora contra o acordo ortográfico.


Os inimigos do acordo agitam as mais descabeladas razões e despertam fantasmas hediondos; que havemos de ficar todos a falar uma língua de trapos que ninguém entende nem ninguém saberá como escrever, que a coisa vai custar dinheiro (o que é de graça nos tempos que correm?), que estamos a abrir mão da nossa maior riqueza que é a língua portuguesa, enfim, quando um gajo quer dizer mal de alguma coisa não lhe custa nada encontrar motivos de horror.


Pessoalmente, tudo isto me soa como sendo uma falsa questão. Não me parece que venha a alterar significativamente a minha forma de escrever. Talvez esteja disposto a abdicar de uma ou outra consoante muda (se me lembrar disso) mas quanto aos acentos a coisa já pia mais fino. Sei que haverá alterações da escrita nos livros e nos jornais, mas não é isso que me vai incomodar. O português do Brasil sempre foi muito diferente do português que se gasta por estas bandas mas isso não impede que o compreenda bem. Quando lemos Eça de Queirós também por lá encontramos muita coisa estranha ao português contemporâneo. Onde está o problema?


Os 3 manifestantes da notícia que cito lá mais atrás devem estar furiosos. Não tanto por perceberem que o acordo vai mesmo para a frente, imagino que os irrite mais o facto de tão poucos estarem dispostos a manifestar desagrado perante coisa tão insignificante.


A língua portuguesa é uma coisa viva e, como tudo o que vive, adapta-se às circunstâncias. Deixemos o português viver. Quanto mais livre, mais feliz!


Publicada por Silvares em Segunda-feira, Junho 14, 2010.
 http://www100cabecas.blogspot.com/


*não consegui decifrar a assinatura do autor de "Camões saindo do Armário", (essa eu inventei agora), é tua, Silvares?







2 comentários:

Anônimo disse...

Hilário!
Escreve bem esse gajo.
Lina, que bom ouvir outras vozes sobre assunto tão polêmico com o portugues que gastamos por aqui, como diz o escriba.
Taí, gostei da defesa que vem da semente, da mátria lingua...
Juarez

Silvares disse...

Esse Camões saindo do armário eu roubei na NET, não sei quem tenha criado a figurinha. Grato pela utilização do meu texto aqui no Não Lugar.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco