junho 03, 2010








  Mais Louise Bourgeois










Um fato caseiro nos mostra um pedaço dessa mulher que em sua obra transpira sensualidade:
Uma tarde em Manhattan, Lia Viana, baiana de Curitiba que vive em Nova York e é tia da minha filha,  andava pelas ruas a procura de um determinado endereço.
Numa rua mais estreita viu à janela uma senhorinha dócil esperando que ela se aproximasse para lhe faz alguma pergunta em um inglês afrancesado.
Ela lhe respondeu em francês. Queria saber se era mexicana, - Lia tem um  phisic du role meio Frida Calo -  Quando soube que brasileira, arquiteta e artista plástica, convidou-a para ir à sua casa em um certo dia da semana que passava todo com um seleto grupo de jovens artistas. Quando lhe deu um cartão, Lia quase desmaia de emoção por conhecer a diva. Chegou a frequentar essas tardes de desenho e conversa.


 Em sua época, para uma mulher, era mais que ousadia mostrar a libido, a sensualidade, o erótico, com o corpo.
 Tudo era romântico, abstrato, figurado. Ela não. Mostrava as genitalhas femininas e masculinas sem ser grotescas, mas chocando.
 Até então, pouco se via do nu masculino além dos clássicos. Uma mulher o apresentando à luz, então, loucura pura!


Vi uma bela exposição sua só de desenhos, onde pode-se mais ou menos perceber alguns processos de sua criação. Seus estudos, esboços se misturavam a fatos contemporâneos, aos seus recalques psíquicos e, porque não, ao seu erotismo exacerbado, seu mote recorrente : o corpo e sua libido.
Sem limites ou vergonha.
Essa mostra foi dez anos atrás, quando já era octogenária, e tinha trabalhos recentes em  desenho.
Lembro-me que saímos de la com a certeza que pelo erotismo dos traços, a velhinha, antes de talento e sensualidade, tinha também uma excelente memória. Hehehe...











3 comentários:

Silvares disse...

Uma personagem incomum essa Senhora.

Lee Swain disse...

Ela pintava de memória, e que meória...

Leila Pugnaloni disse...

maravilhosa referência,sua inspiração era a vida, o universo da mulher,nossa beleza, nossa força e limites... uma diva mesmo; fez tudo certo.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco