julho 22, 2010









Jonathan Campos














Abre no Shopping Estação, 5º andar, uma mostra do fotógrafo Jonathan Campos, mostrando as enchentes de cidades do nordeste.
Das imagens que vi no blog  http://fotojornalismocuritiba.blogspot.com/,    de onde tirei essas duas, a que mais me chamou a atenção foi esse traçado feito de vigas de madeira que apoiam cobertas, lençóis e toalhas, garantindo a privacidade. Coisa de mulher.
Dizem os antropólogos que as índias carijó, que viviam no litoral, varriam limpando e demarcando o espaço de seus familiares. Algumas até cavavam o chão criando um espaço que além de lhes esconder de olhares externos, ainda lhes dava um pouco mais de segurança.

Já vi nas ruas de São Paulo uma mulher levantando umas caixas de papelão com o mesmo objetivo de fugir aos olhos alheios.
No caso da morada improvisada aos desalojados das enchentes que mostra a foto, talvez seja mesmo um espaço para poder chorar sozinho a falta de chão, de propriedade e individualismo.
Mas, mesmo na adversidade, está lá um senso estético manifestado nas mesinhas cobertas por toalhinhas.
Mulher adora panos. Sempre os usa, mesmo que por decoração, por enfeite.
É claro, não é o caso da foto.








Serviço:
Vítimas da enxurrada no Nordeste

ABERTURA: 22/07/2010 às 19h
LOCAL: Estação Business School
(5º Andar Shopping Estação) - Entrada franca






Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco