julho 13, 2010





O BECO DO MIJO DO PADRE









 O nome oficial do sítio é Travessa Padre Júlio de Campos mas todos conhecem mesmo é como o beco do mijo. Ou mijo do padre, por alguns. Já tentaram de tudo ali. A prefeitura chegou a construir um pequeno mercado de artesanato mas acabou só facilitando à marginalidade que ali se instalava à noite.
Hoje, é aberto durante o dia e à noite isolado por dois grandes portões. É durante o dia que o pessoal de rua mais dorme, ou mais aparece. Passo por ali no final da manhã e vejo chegando um, dormindo outro,  fumando crack, lá no mais distante da pequena travessa, mais outro desassossegado. Além dos "fundos" da Catedral não ter nenhuma comunicação com a rua, do outro lado, ocupando quase toda a extensão dela, só ruínas, tapumes, nenhuma ocupação. Enquanto isso acontecer, esse não-lugar continuará a ser o espaço "privado" da rua. O lugar de nada nem ninguém.

5 comentários:

João Menéres disse...

Excelente texto ilustrado por outra imagem de categoria!

Um beijo, LINA.

Ciro disse...

Eu fiquei curioso de saber o porquê do "mijo do padre"

Lina Faria disse...

Ciro, se você chegar a 10 metros do local, o cheiro lhe explicara tudo. É um beco propício a banheiro público. Do padre, por atrás da igreja.

Lina Faria disse...

João,
obrigada,um beijo!

Ciro disse...

Ah, atrás da igreja, agora saquei!!!
Valeuuuuuuuuuuu

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco