julho 03, 2010










O GATO PELUDO E
O
RATO-DE-SOBRETUDO










 Entrevista com o escritor Wilson Bueno
(27 de maio de 2010), provavelmente a última:





A raíz de la publicación cartonera de “O Gato Peludo e o Rato-de-Sobretudo” en Mozambique, el autor brasileño Wilson Bueno, con la generosidad que lo caracteriza, le ha concedido a Kutsemba Cartão una entrevista que reproducimos a continuación:






A fantasia é a maior arma das crianças…


1- Quem é o Wilson Bueno?




Um pequeno pintor das tardes (melancólicas) da Floresta. Filho de lavradores, cresci até os 7 anos no sertão profundo do Brasil. O parto de minha mãe quem o fez foi minha avó materna, cortando-me o umbigo com uma colher em brasa, num rancho de chão batido e paredes de barro. Meus primeiros brinquedos foram bichinhos do mato, de estimação – macaquinhos, coatis, jaguatiricas ( uma espécie de gato selvagem). Fazia, de sabugos de milho, pequenas carroças, carrinhos-de-boi.


2- Para que público escreveu “O Gato Peludo e o Rato-de-Sobretudo”?


Eu acho que para crianças de 0 a 100 anos. Para ser entendido ( ou carrollianamente desentendido…) por quem gosta de histórias onde estar a ir é quase o mesmo que estar a voltar e por esse rumo e por esse andado… A visão das crianças onde impera basicamente o nonsense, foi dela que parti para escrever essa fábula em versos que já ganha o mundo, publicada que foi em vários países da América Latina e, agora, na Mãe África, para meu orgulho.


3- “O Gato Peludo e o Rato-de-Sobretudo” têm equivalentes entre os seres humanos?

Sim, é uma sátira, penso, bem do modo como as crianças satirizariam o Poder, as coisas autoritárias, militarmente armadas. O que há de Gato sonhando em ser Rato Marechal por aí é o que não falta… Mas como a volta é só de ida, só voltando na ida e indo na vinda e assim por diante até o infinito… Feito uma dízima periódica… Uma homenagem a Lewis Carroll…


4- Porque decidiu publicar o seu livro em cartão?


Tenho cedido meus direitos autorais aos cartoneros de vários países pois sou um guevarista hasta la derradeira ternura. Não confundir com castrismos autoritários e stanilistas, por favor. A utopia do Che é mais para o Cristo do que para o Lenin ou para os sórdidos irmãos Castro…. Guevara não aprovaria absolutamente nada do que ocorre hoje em Cuba, por exemplo. Escapou da Ilha em tempo, para se doar ao mundo. E morreu na mão de ratos fardados…




5- Que mensagem gostaria de mandar às crianças de Moçambique?

Que pensem num mundo mais fraterno, mais solidário, mais generoso e mais despreendido. Que façam da utopia de sonhar o melhor da vida. Que tornem a sofrida Moçambique um país de concórdia, sem divisões de nenhuma ordem. E que usem o saber, a literatura, a fantasia, que é das crianças ( de todas as idades) a maior marca, a sua maior arma…



31 Mayo, 2010 - Publicado por kutsemba
Kutsemba Cartão

 http://kutsemba.wordpress.com/






O escritor paranaense Wilson Bueno - assassinado à facadas, em sua casa e escrivaninha, enquanto escrevia há pouco mais de um mês, acabava de doar os direitos de publicação da sua obra "O Gato Peludo e o Rato-de-Sobretudo"  à Ktsemba Cartão,
As fotos são das crianças de uma comunidade de Moçambique.





Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco