agosto 15, 2010





Aula Inaugural









O Omicron, Centro de Fotografia que fica à rua Pe. Germano Mayer 2200, no Hugo Lange e é dirigido por Osvaldo Santos Lima, iniciou seu curso anual com aula inaugural ministrada por Cristiano Mascaro.



 
Esse arquiteto fotógrafo que dispensa apresentações sobre sua trajetória, falou sobre a opção e metodologia de seu trabalho de forma quase blasé, tamanho despojamento. Com um *banquinho e um mac book*, apresentou seus feitos de sucesso e sua iniciação ao novo milênio.




 Quanto ao inexorável rumo da fotografia digital disse não ter mais tempo para dominá-lo, se não no básico, tercerizando a pós produção e arquivamento. Ele pode. Deve mesmo usar seu tempo para o ensino e documentação de cidades e costumes, o que faz com maestria. Levantou a questão do tempo e custo de ser hoje fotógrafo, com a contra partida parca e fugaz que ronda e ameaça nossas tão caras produções. Mas tudo com muito otimismo e generosidade aos novos que o ouviam com a avidez de quem quer degustar cada sílaba pronunciada pelo nosso doctor nas artes de escrever com a luz. Valeu cada arrepio de frio que sentiram os 150 espectadores, entre alunos e convidados. A mim, do século retrasado, como diz o mesmo, um coquetel pra lá de pertinente em um momento de confusão nos meus 33 anos de oficio. Ao discreto e genial João Urban, seguramente um dos melhores fotógrafos do Brasil e  melhor amigo, o agradecimento por ter me animado a levantar cedo num frio sábado curitibano, meu agradecimento sincero de quem sempre sente-se estimulada e incluída entre os seus. Grande influencia em meu inicio de carreira, o Joãozinho sempre demonstrando um apreço incondicional. Ah, também nunca esquecendo do Clicio, esse sim o maior responsável pela minha carreira de fotógrafa profissional, lá pelos idos anos 70. Como vêm, sou uma feliz fotógrafa cercada de feras que só me estimulam à boa fotografia. Que benção!



Quer conhece melhor o Omicron? liga lá: (41) 3252-1093.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco