setembro 08, 2010














                  Platibamba






Platibanda é a fachada da casa que arremata o telhado, dando um ar meio geométrico, meio art déco.
 Em determinado momento da historia de Curitiba, um gestor da cidade exige que as moradias de madeira com acesso imediato ao traçado da rua fossem de alvenaria. Surgem as casas mistas, onde a fachada é reconstruída em tijolos. Nas atuais leis de uso de solo vira moeda de barganha entre poder público e proprietários. Os que mantêm a fachada original ganham potencial construtivo vertical . Nem sempre dá muito certo. Como muitos deixam por muito tempo a parede vulneravelmente solta, passei a documenta-las e chama-las de platibambas, num trocadilho singelo mas didático.



Um comentário:

Marcelo Amorim disse...

Essas casas feitas diretamente "no traçado da rua" sempre me atrairam. Lina. Curitiba ainda tem algumas delas habitadas, o quintal lá atrás, mas acho que não vão durar muito.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco