outubro 17, 2010













Me
e
Os Mulheres Negras



''O Monstro Careca da
Barriga Esburacada de Petipavê''
Esse é o show de lançamento do primeiro CD solo de ME. ME é Melina Mulazani, uma figurinha carimbada do cenário artístico curitibano em uma nova – e potente – fase na qual se apresenta musicalmente não apenas como cantora, mas também como compositora e como performer. Em seu novo trabalho a artista - que construiu nos últimos vinte anos uma trajetória que inclui o Teatro Laboratório Lusco-Fusco, a Tempo Companhia de Dança, o trio vocal Noivas do Allfreddo e o grupo Mundaréu – se permite, enquanto compositora e cantora, unir música e poesia para levar ao público seu sensível olhar sobre o mundo, a vida e o amor em uma mistura refinada de referências MPBs e POPs, aproximando estilos e gêneros que no senso-comum-douto da música local por vezes são pensados como distantes e até mesmo opostos. 

A entrada – bem sucedida – de ME no universo da composição conta com a parceria de André Abujamra, produtor musical e arranjador do trabalho em questão. Abujamra define o trabalho de ME como uma espécie de afro beat pop brasileiro. 

“Este CD é tudo que ME não fez até hoje. É como se fôssemos até a semente de uma fruta, até o íntimo, o inicial”. Abujamra usou e abusou de camadas de sons sobrepostos com maestria, capaz de fazer com que, por exemplo, a tradicional percussão brasileira, baixo, batera, cordas e sopros produzam uma sonoridade próxima ao hip-hop. 

O CD e o show reunirão uma mistura de climas e gêneros musicais. Entre o repertório do trabalho estão uma canção de amor, uma ciranda, um afoxé roots e ecológico e um rap HQ de ME (músicas e letras). Da parceria de ME com André Abujamra temos uma salsa. De André Abujamra uma canção de amor composta especialmente para a voz de ME. Compõe ainda o arrojado trabalho um choro com roupagem dance, de Jararaca e Ratinho, uma canção de Paulo Teixeira (guitarrista da Banda Blindagem) e uma tradicional sefardita. 

Como convidados pra lá de especiais do projeto  teremos um retorno do Mulheres Negras (formado pelos homens brancos André Abujamra e Maurício Pereira) aos palcos curitibanos, nos quais já estiveram por mais de vinte vezes com grande sucesso de crítica e de público. Letras irreverentes, equipamentos eletrônicos, misturas de gêneros, aparatos tecnológicos e referências (chavões) POPs estão presentes, desde 1985, no trabalho da dupla que já se auto-referiu como a “terceira menor big band do mundo”. 

O encontro musical de Os Mulheres Negras e ME possibilita uma troca musical entre uma artista de longa data e ao mesmo tempo compositora em início de carreira com uma das principais referências musicais de sua geração, tanto pela sua musicalidade arrojada como pelo modo com que seus artistas se colocavam performaticamente em cena para executá-la. O modo de fazer música ao vivo do Mulheres Negras vai de encontro as expectativas e proposta do show ''O Monstro Careca da Barriga Esburacada de Petipavê'' que pretende levar a platéia, a cada música, para um lugar imaginário especial através de recursos como projeções e figurinos (que propõem ao público um deslocamento espaço-temporal do momento e assim dialogam com informações dos arranjos e composições); e interpretação (onde o músico se apresenta quase como um personagem a cada música capaz de transformá-la não apenas em algo audível, mas também visível. Fotos: ME : José DÁmbrosio Neto. Mulheres Negras: Gal Oppido 

Serviço:
ME e os Mulheres Negras em '' O Monstro Careca da barriga Esburacada de Petipavê'' Data: 22 e 23 de outubro. Local: Teatro Paiol. Endereço: Praça Guido Viaro S/N.Telefone: 41 3213 1340. Ingressos: R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia entrada).


Bate-Papo Musical com Melina Mulazani, André Abujamra e Mauricio Pereira. Local: Conservatório de Música Popular Brasileira. Rua Mateus Leme, 66 - São Francisco Curitiba. PR. - 80510-190 - 41 3321 855. Data e horário: 21 de outubro (sexta-feira), às 17h. Entrada franca.Informações: 41 3321 3208.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco