dezembro 27, 2010








Intimidade








Desde que trabalhei no departamento de Patrimônio Histórico de Curitiba e passei a acompanhar as vistorias a prédios tombados, criei um certo fascínio pela anatomia das casas. De como elas se constituem. Seus membros, alicerces, vigas mestras, seu corpo e suas víceras, o mobiliário interno por onde flui quem dela ocupa.
Gosto em especial quando a cirurgia, por mais invasiva que seja, como o caso do Paço da Liberdade e a Capela Santa Maria, faz renascer com dignidade e uso pleno tão nobres espaços.
O Solar dos Guimarães, nessa foto de 2008, é um exemplo de exposição do seu mais íntimo e simbiótico relacionamento solidário com a casa vizinha.
Hoje, saudável, retoma esse aconchego com o vizinho, sem tanta exposição.



2 comentários:

Daniel Escudero disse...

Belíssima foto Lina; por um instante me deu vontade de fazer uma pintura a partir dela. Feliz 2011

Lina Faria disse...

Que bom que te inspirei, Daniel.
Feliz Ano Novo a você também!

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco