dezembro 25, 2010









Todos São Francisco











Mantenham como testemunho, please, o trecho da São Francisco entre a Riachuelo e a Barão do Serro Azul. Não vai prejudicar a excelência de rua gastronômica, projetada pelos urbanistas.
Já pensaram se em Paraty resolvessem mudar os pisos e calçamento pelo conforto dos turistas?
Eles, os turistas, seriam os primeiros a sumir de lá pois perderiam o chão da história.
Na São Francisco temos, alem do conjunto arquitetônico, da escala humana, a história engastada em cada uma das pedras. Essa argola que aparece na foto, por exemplo, fica em frente à Funerária São Francisco, estabelecida na rua desde 1939, usada no começo do século XX para amarrar cavalos.
Não que os defuntos tivessem pressa. Era dos que nasciam a urgência dos que ocupavam o grande prédio em frente à argola. A Maternidade Curitiba, que funcionou décadas ali, fechou. Morreu dando espaço à funerária que ocupava um prédio bem menor ao lado.
Essa é a prova metafórica mas cabal de como essa rua foi perdendo vida.
Agora, vamos com calma. Façam passarelas que facilitem a vida de quem gosta de caminhar com salto alto, ou tenho limitações, por idade ou condição física, mas não coloquem pisos de concreto, nesse trecho que seja. Bares nas calçadas, tudo lindo, mas sem descarecterização, né?
Ah, e ocupem o Palácio Riachuelo. Por fora está até bonitinho, pintado de verde, mas por dentro, podrinho, podrinho.







2 comentários:

Daniel Escudero disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Escudero disse...

Obrigado pela lição; já tinha fotografado essa argola, mas nem fazia idéia qual a utilidade. Morei em dois endereços daquele quarteirão da rua São Francisco e também temo pela permanência dessa calçada, com a tal reforma. Que eu saiba, calçadas como essa, de enormes paralelepípedos, apenas restam duas inteiras no centro histórico, e pequenos fragmentos na Av. Batel. Deveriam ser preservadas sim, além de belíssimas, fazem parte da história da cidade.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco