dezembro 13, 2010


 

 

 Thadeu Wojciechowski

 


Aviso aos navegantes em outro mar 

 

Ninguém na Terra está tão só como eu agora.
A abóbada celeste, de um azul profundo,
Já acendeu todas suas luzes lá de fora
E eu vejo então toda beleza deste mundo.

Meu olhar vai de constelação a constelação
E de constelação em constelação vou,
Como vai a emoção, de coração a coração,
Perguntando de ode vim?, onde estou? quem sou?

Uma lágrima cai do meu rosto e orvalha
Uma pequena folha que, distraidamente,
Quase esmago. Mas meu peito todo se cala
Diante do milagre que está à minha frente.

Pra que saber? Por quê? os séculos futuros
Terão o mesmo véu de mistério, o mesmo
Enigma devorando o indecifrável medo
Do homem, que, por pura ambição, vive em apuros.

A hipótese bestial do apocalipse é triste,
Transforma nosso destino e nos acomoda,
Não nos dando a opção de agir sobre o que existe
E o meu vizinho fosse só alguém que incomoda.

É o mundo dos solitários, dos lunáticos;
Estes vivem à parte, aqueles, a chorar
Por si mesmos. E eu vejo a dor desses fanáticos,
Como um aviso aos navegantes em outro mar







* do livro “Os Bêbados Amam Demais”, Antonio Thadeu Wojciechowski




Thadeu, o polaco da Barreirinha, é esse cara intenso, sempre foi, que vive a solidão dos que querem porque querem entender o mundo.
E antes que o comparem ou tomem como oportunismo o fato dele ser polaco e usar o bigodão a Leminski, nada a ver.
O cara tem e sempre teve luz própria.
Assim como a Estrelinha, voltando do mestrado na Espanha, nos inunda com seu talento.
Cada um a seu modo.


Claro, todo o curitibano de várias gerações se identifica com o polaco Leminski.
Depois do papa, só o Paulo dignificou os estigmatizados polacos.


Paulo Leminski é um CLÁSSICO, e como tal, seu espectro plaina e plainará nessa Curitiba em busca de identidades.
Ele deve adorar isso. Quem conviveu com ele sabe o quanto queria essa onipresença, mesmo que herege.


Ontem fui às Ruínas de São Francisco conferir um movimento a favor da reabertura da Pedreira Paulo Leminski.
Era uma reunião de BGs - bicho grilo -, misturados a outros elos perdidos. Roqueiros, biritões, maconheiros, uma vitrine de gerações, como a volta dos mortos vivos.
Haviam crianças, senhoras e jovens mudernos em geral.
Ah, e tudo isso abaixo de chuva, como manda o cenário curitibano.
O que estranhei foi que, ao contrário do que se comenta, o nome de Leminski não foi   explorado no evento pela reabertura da Pedreira que leva seu nome.
Vejam pelo cartaz nas fotos que postarei em seguida.
Uma viagem no tempo:










Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco