janeiro 09, 2011










Synval Stocchero







        Praça Miguel Couto, a Pracinha do Batel, na década de 50





Já foi ver a exposição CURITIBA NA MIRA DO FOTÓGRAFO, de Synval Stocchero, fotógrafo que acompanhou a expansão da cidade, nas décadas de 50, 60 e 70?
Pois vá correndo. Não sabe o que está perdendo.
Uma aula da história da cidade  e do amor à fotografia. A busca pelo melhor ângulo, sob indiferença ao risco, o zelo pela melhor composição, melhor luz. Enfim, um fotógrafo de verdade, como tivemos poucos nesse período da história imagética da cidade. Esse acervo ficou até agora limitado aos olhos dos parentes próximos.
Stocchero atuou até 2007, enquanto viveu, como fotógrafo comercial.
Esse seu olhar pessoal, particular e poético sobre a cidade, ficava para seu deleite quase pessoal.
O que acontece a milhares de fotógrafos nesse Brasil afora, que não vêem viabilidade econômica em sua relação mais intima com a profissão que escolheu viver.
Não conheci nem nunca havia ouvido falar em Stacchero e agora reverencio, não só sua fotografia, expressão maior, como sua postura apaixonada pelo que fazia, o que fica clara na sensível curadoria da arquiteta Dóris Teixeira.
Corram ver, no Memorial da Cidade!





o fotógrafo...










3 comentários:

Fabián Gutiérrez disse...

que bonitas fotos

buen blog.


saludos

Lina Faria disse...

Gracias, Fabián...

Anônimo disse...

Valeu Lina,
beijos
Dóris

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco