março 30, 2011








LUZ & QUARESMA







Ontem, aniversário da cidade, fui à
Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Afinal sou uma dependente dela.
Minha matéria de trabalho é a LUZ com a qual escrevo e conto minhas emoções.
Mas, que susto! Que surpresa! Que nostalgia!
Lá estava ela sob um manto roxo de Paixão. Paixão por Cristo, segundo os ritos do catolicismo.

Costume de antanho. Na minha casa, nas igrejas, os santos eram todos cobertos, durante a quaresma, só descobertos no Sábado de Aleluia, quando malhava-se o Judas e o imaginário religioso, que adóóóro, voltava a luzir sob nossos olhos.
Não me contive e fui à sacristia informar-me se havia sido resgatado o costume e, porque só ela, Nossa Senhora da Luz, estava privada dela, em seu luto divino.
Soube que fora uma decisão da Cúria, junto à arquiteta Giceli Portela, que cuida do restauro do templo, de poupa-la da inevitável poeira que demanda a obra, sem correr o risco de deslocar nossa protetora da cidade.
Sábia decisão resgatar emoções remotas em pessoas, que, como eu nem tão carola,  têm em seu imaginário, o respeito e resguardo ao período de Paixão que antecede a Páscoa, o Renascimento.
Amo os ritos, os sincretismos. Sou uma pessoa de fé, até por legitima defesa, mas o que gosto mesmo é o visual pelo qual se manifestam essas culturas religiosas.
Nesse dia, minha Nossa Senhora, meu voto - confidência! -, é que sua LUZ continue banhando milagrosamente essa terra que eu amo e me enche os olhos com belezuras que pretendo continuar dividindo  com o mundo.
Saúde e Trabalho, para que a vida continue digna, Amém!






Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco