maio 28, 2011







Os amigos, Maí Nascimento Mendonça e Dante Mendonça,
mandam noticias de sua temporada na cidade que, pra nós,
 é uma fresta:



Crônica de Paris













Hoje é sábado, tem sol em Paris e todo mundo está na rua.






Na beira do Sena, enquanto terminava mais um curso de aquarela do professor Nicolas, uma noiva aproveitava o cenário para as fotos oficiais do grande dia. Enquanto isso, um casal alemão fazia piquenique com as pernas no ar, dependuradas da mureta do Sena na altura do Pont Marie da Île Saint Louis. E entre uma mordida no sanduíche, um gole e um beijo na boca, eles ainda estudavam roteiros de Paris para o flâner da tarde.






Na Rue des Rosiers, predominantemente de judeus, os dois principais restaurantes, Marianne e Chez Hannah, estavam com filas quilométricas pouco antes das 14 horas, quando os franceses começam a almoçar nesta época do ano.






Na Rue de Bretagne, no Alto Marais, enquanto a qualidade do couscous do Chez Omar permanece inalterada, outros bistrôs, cafés, brasseries e restaurantes dividiam espaço de mesas na calçada com uma feira de antiguidades e um brechó de vizinhança. Aliás, ontem foi o dia do vizinho, dos imóveis em festa. Uma delas aconteceu no Quai d`Orléans, com bexigas, crianças e adultos na maior confraternização e música ao vivo.






O Museu Carnavalet, que abriga a história de Paris, inventou ontem um concerto na hora do almoço, pra quem por acaso estivesse por lá vendo a coleção e a exposição de marcas de fachada de antigos estabelecimentos comerciais. O concerto, de alunos de uma academia de música, foi muito bom, clássico, até com uma soprano cantando árias de Julieta (a do Romeu) ao som do piano.






Ah, e na praça fronteira ao Hotel de Ville, onde já se apresentaram os padeiros da França – boulanger c`est um métier era o slogan deste ano -, hoje é dia de tênis. Enquanto telões mostram tudo de Roland Garros, as pessoas podem jogar nas quadras especialmente montadas para o lazer da população.






Não foi à toa que Hemingway escreveu um livro inteiro dizendo que Paris é uma festa. Nem que Woody Allen tenha feito uma baita declaração de amor à cidade, num filme de enredinho minúsculo e imagens maiúsculas. É uma delícia assistir “Minuit à Paris” no Cine Odéon, um velho cinema de poucos lugares cuja fachada aparece na telona. Na sessão da noite, porque de dia Paris é a rua, o sol, o ar livre, a fresta!



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco