junho 01, 2011






    PATRIMÔNIO







Quem passa em frente ao Palácio Iguaçu, edifício elegante recentemente restaurado, pode concluir, pelas suas linhas modernistas, que nem todos os governadores decidiram os destinos do Estado dentro daquele imóvel construído na década de 50. Se o mesmo interessado for tomar um chá no Café do Paço, estará conhecendo outro exemplar arquitetônico de valor histórico da capital paranaense, inaugurado em 1916, e que serviu de sede para a prefeitura de Curitiba. Estes dois edifícios fazem parte de um grupo de 13, que após minuciosa pesquisa da arquiteta Elizabeth Amorim de Castro, se transformaram em livro e CD-Rom sob o título Edifícios Públicos de Curitiba. Ecletismo e Modernismo na Arquitetura Oficial.







O lançamento destes dois novos produtos culturais acontece, no próximo dia 1º de junho, no Museu Paranaense, rua Dr. Kellers, 289, junto com uma exposição e um bate papo com a autora. Quem for visitar a mostra, que ficará aberta à visitação até o dia 30 de junho, também estará conhecendo outro edifício pesquisado por Elizabeth. Trata-se do Palácio São Francisco, projetado e construído em 1928 para abrigar a família de Julio Garmatter. Dez anos depois da construção, as conversações do interventor Manuel Ribas com o amigo pecuarista e empresário resultaram na venda da mansão para ser transformada em Palácio do Governo.






A pesquisa de Elizabeth abrange um período de mais de cem anos e contempla dois estilos arquitetônicos, o Eclético e o Modernista. A análise revela que apesar de apresentarem linguagens formais diferentes, os edifícios mantém um caráter semelhante, comprometido com conceitos como racionalidade, ordem, economia, utilidade, adequação e modernidade, materializando na arquitetura a ação e o poder do Estado.






O estudo inicia com o Paço da Assembleia, (edifício já demolido localizado no terreno da atual Biblioteca Pública do Paraná) construído em 1854, e encerra com a sede do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem, de 1958. Há ainda






Um aspecto interessante neste conjunto: o Centro Cívico de Curitiba, que apresenta o conceito de agrupamento de instituições públicas, é anterior ao projeto de Brasília.






Elizabeth lembra um trecho do jornalista e escritor Arthur Dias, que em 1904, em seu livro “O Brasil Actual” cita o Paraná como modelo de sobriedade na sua arquitetura.“Uma característica de instalação oficial, no Paraná é que seus edifícios não são censuráveis, nem representam exageros de dispêndios, ao mesmo tempo em que não há mesquinhez ou perda da compostura oficial, estando em acordo com a importância e os recursos públicos”.






A arquitetura como registro histórico






Arquiteta e urbanista, formada em 1986 na Universidade federal do Paraná, Elizabeth Amorim de Castro é Mestre em Geografia (2005) e doutora em História (2010) também pela UFPR. Seguindo a mesma linha de estudo de edifícios públicos e representativos da cidade, a autora tem outras obras publicadas de igual relevância. Suas pesquisas anteriores referem-se a grupos escolares de Curitiba na primeira metade do século XX, arquitetura de isolamento na República Velha (hospícios, penitenciárias, asilos, orfanatos, e hospitais), conventos, seminários e educandários.





Serviço: Edifícios Públicos de Curitiba – Ecletismo e Modernismo na Arquitetura Oficial – Lançamento de exposição, livro e CD ROM, encontro com a autora Elizabeth Amorim de Castro.






Abertura: Dia 1º de junho, às 14h30. Até dia 30 de junho. Encontro com a autora : dia 8 de junho às 16h30. Museu Paranaense – Rua Dr. Kellers, 289 – Alto São Francisco: Assessoria de Imprensa: Dinah Ribas Pinheiro. Tel. 41 3232 1349. Contato Elizabeth : 41 3024 1726





Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco