agosto 19, 2011














(do blog do Solda)













Os percussionistas Leonardo Gorosito e Rafael Alberto são a nova atração da Série Belas Artes neste sábado, dia 20, às 20 horas, no Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695). Os músicos formam o duo pLuRal e vão apresentar no programa a impactante música de Iannis Xenakis, compositor e arquiteto romeno considerado um dos grandes nomes do século XX. O duo executará duas de suas obras, consideradas verdadeiros cânones da música clássica ocidental e que transformaram a história da percussão erudita: “Psappha” (1975) e “Rebonds” (1988). Além disso, a apresentação vai contar com composições do próprio duo, que exploram a música brasileira sob o olhar da sofisticada música contemporânea. A entrada é franca.







Criado em 2010, o duo pLuRal se propõe a compor e executar peças que aproximem os instrumentos brasileiros do campo da música erudita. Leonardo Gorosito e Rafael Alberto são bacharéis em percussão formados pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho.” Durante quatro anos foram extensivamente expostos ao repertório percussivo contemporâneo, realizando concertos por todo o Brasil com o renomado Grupo PIAP. Em 2011, ambos concluíram o mestrado em performance nos Estados Unidos, Leonardo pela Yale University e Rafael pela Stony Brook University.



A apresentação está dentro da proposta da Série Belas Artes, série de espetáculos iniciada no mês passado, com um recital do Quarteto de Violões Zenamon. O objetivo da série é divulgar e promover a cultura como um todo, não se restringindo à música. “Nossa intenção é oferecer ao público várias atrações culturais. Além dos músicos, já estamos em negociação com grupos de teatro, artistas plásticos, cineastas, escritores… para disponibilizar nosso espaço e fazer uma aproximação direta entre o Canal da Música com quem produz a arte no Paraná e seu público”, resume Luciana Monteiro, coordenadora do Canal da Música.



O compositor



Iannis Xenakis é compositor romeno, nascido em 1922, em Braila, e falecido em 2001, estudou em Atenas, iniciando-se em arquitetura com Le Corbusier, de 1948 a 1960. Atraído pelos recursos da eletrônica para a música, desenvolveu uma ampla investigação visando a ligação dos conceitos matemáticos à composição musical. Autor de Musiques Formelles, uma obra teórica importante, de 1963, funda o Centro de Estudos Matemáticos e Automáticos Musicais. É um dos autores mais influentes da música contemporânea.



Serviço: Duo pLuRal. Recital com os percussionistas Leonardo Gorosito e Rafael Alberto. No programa obras próprias e duas peças do compositor Iannis Xenakis. Neste sábado, dia 20, às 20 horas no Canal da Música – (R. Julio Perneta, 695 – Mercês). Entrada franca. Classificação etária: livre.

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco