outubro 01, 2011










"Chegaram antes
(invadiram)
e querem defender o território a todo custo.
Os outros — que chegaram depois — querem apenas defender a honra por conta de um simples ato contrário a seus pensamentos e suas ações.

 Ninguém escapa."


Comentário de Rui Werneck, sobre o livro
Tábula Rasa, de Steven Pinker,
no blog do Solda :

 


"Depois de uma longa caminhada, me embrenhei num livro chamado Tábula Rasa, de Steven Pinker — no qual o autor discute a existência da natureza humana. Uma coisa puxa outra e, lá pelas tantas, Pinker cita o filósofo Hobbes e seu livro Leviatã. Veja que legal: “De modo que na natureza humana encontramos três causas principais de contenda (rixa). Primeira, competição; segunda, difidência (desconfiança); terceira, glória (honra). A primeira leva os homens a invadir pelo ganho; a segunda, pela segurança; a terceira, pela reputação. Os primeiros usam violência para se assenhorear da pessoa, da esposa, dos filhos e do gado de outros homens; os segundos, para defender a conquista; os terceiros, por bagatelas, como uma palavra, um sorriso, uma opinião diferente e qualquer outro sinal de menosprezo, seja direto em suas pessoas ou, por reflexo, em seus parentes, amigos, nação, profissão ou nome.” Qualquer semelhança com o que acontece na vida de qualquer um, não seria mera coincidência. Sempre tem os que chegam antes — no trabalho, no amor, na turma. Chegaram antes (invadiram) e querem defender o território a todo custo. Os outros — que chegaram depois — querem apenas defender a honra por conta de um simples ato contrário a seus pensamentos e suas ações.

Ninguém escapa."










Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco