outubro 19, 2011










Fandango na e-Paraná 















A e-Paraná vai promover uma grande celebração ao fandango, a maior manifestação musical do nosso Estado, em um programa de auditório a ser transmitido ao vivo pelas rádios AM 630 e FM 97.1MH


 O show Fandango acontece no próximo sábado, dia 22, às 16 horas, no auditório do Canal da Música (R. Julio Perneta, 695 – Mercês), com entrada franca. O evento vai fazer um apanhado de belas canções desse ritmo característico do litoral do estado do Paraná, trazendo a presença do grupo de música e dança Meu Paraná, a Orquestra Rabecônica do Brasil, Ulisses Galetto e Grace Torres do grupo Fato. Além deles, participarão também alguns representantes da Família Pereira, tradicional grupo de fandangueiros do litoral norte paranaense. O evento contará com a apresentação do jornalista Sílvio de Tarso.
A coordenadora das rádios e-Paraná FM e e-Paraná AM, Adriana Sydor, chama atenção para o formato diferenciado do programa: “É diferente dos que estão no ar, não só aqui, mas em todas as outras rádios do país. Desde abril, realizamos, mensalmente, um programa ao vivo, com auditório, músicos, plateia, apresentador, etc. Depois de explorarmos várias temáticas, chegamos ao fandango, que representa a música do Paraná”, explica.
Paulo Vítola, o presidente da emissora e-Paraná, conta que essa ação – que une todas as unidades da e-Paraná (as duas rádios, a TV e o Canal da Música) – vem ao encontro da proposta da emissora em investir na música de qualidade. “Além da apresentação com transmissão ao vivo pela FM, a TV também registra a apresentação e transforma esse material num especial que será apresentado ainda este ano”, conta.

O fandango

O fandango paranaense possui uma história muito rica. A origem dele começa no nosso litoral, com os primeiros casais de colonos açorianos e muita influência espanhola, por volta de 1750. O ritmo passou a ser executado principalmente durante o intrudo (percursor do carnaval). Durante os dias do intrudo, não se fazia outra coisa senão bater o Fandango e comer o tradicional barreado. O fandango é uma dança trazida pelos aventureiros, que no passado se espalharam pelos recôncavos do nosso litoral. Sentindo saudades, esses indivíduos lembravam de casa com danças de sua terra. Então, em contato com os silvícolas, cuja dança também era de roda, deram origem ao fandango que conhecemos hoje no Paraná, um misto de danças espanholas e portuguesas com as danças dos nossos índios carijós. Com mais de três séculos de história, o fandango tornou-se uma dança típica do caboclo litorâneo.
Os instrumentos utilizados pelo fandango são a viola, o adufo e a rabeca, construídos pelos próprios pescadores. As violas possuem geralmente cinco cordas duplas e mais meia corda, a que chamam turina. A rabeca tem três cordas, ou às vezes quatro. O adufo é coberto com couro de cotia ou de mangueiro (cachorro do mangue) e as baterias são tampinhas de garrafa amassadas.

Serviço: Fandango: Programa de auditório com apresentação de Silvio de Tarso e participação dos grupos Meu Paraná, Orquestra Rabecônica do Brasil, os músicos Ulisses Galetto e Grace Torres do grupo Fato e integrantes da Família Pereira. Sábado, dia 22, às 16h, no Pequeno Auditório do Canal da Música, com transmissão ao vivo pelas rádios e-Paraná FM 97.1 e e-Paraná AM 630, ou pelo site www.rtve.pr.gov.br. Entrada franca e classificação livre.


Assessoria de Comunicação e-Paraná









Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco