outubro 25, 2011





A Varredura de Efigênia Rolim












Efigênia sempre foi uma mulher antenada com os problemas reais que assolam o país.
Tem autoridade para isso.
Já foi ao fundo do poço várias vezes, e de lá emergiu ainda com mais determinação, garra e criticas cáusticas ao sistema e seus dirigentes.
Irônica, isso ela é.
Morre de pena dos dirigente que têm tantos problemas, pois, fosse política, diz ela, não dormiria tranquila enquanto as criancas de sua comunidade, a Vila Autódromo, estivessem cheias de piolho e algumas adolescente que brincavam de bonecas em seu atelier continuarem descobrindo o crack.

Efigênia é factual.
Durante esse ano que a acompanho, junto a jornalista Dinah Ribas Pinheiro, colhendo dados para um livro sobre ela, já chorou a morte de Bin Laden, de Itamar Franco...
Sofreu a dor do outro pelo tsunami no oriente, viveu todo o drama do universo a partir dessa cabecinha sensivel e privilegiada de fazer da dor alegria e amor.

A vassoura ela fez para dar de presente a presidente Dilma.
Afinal são amigas...
Dilma convidou a Comendadora Efigênia para sua posse,
mas ela declinou do convite por questão de saúde.
Mas, sabendo que a "chegada" vinha a Curitiba e acompanhando as travessuras do Ministro Orlando Silva,
tratou de compor correndo uma música sobre faxina, junto a uma lúdica vassoura, segundo ela, pra fazer a varredura e sobrar nosso dinheiro para as crianças e a "curtura".

Falou, Santa Efigênia!





Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco