dezembro 20, 2011








Abstracionismo



De LUIS FERNANDO VERISSIMO


Gostara de ouvir do fotógrafo que eles viviam cercados pela arte. Não era só miséria.


Seu Virgílio estava acostumado com turistas visitando a favela. Ele era o único que ficava em casa durante o dia e passava o tempo sentado na frente do barraco, de calção e camiseta, fumando seus cigarrinhos e vendo o movimento. O número de turistas aumentara depois da pacificação do morro.


Os turistas vinham em bando. Alguns tinham até guias, que diziam aos turistas para onde olhar, e dizer hum ou ah ou meu Deus. Mas aquele turista parecia diferente. Para começar, estava sozinho. E em vez de fotografar o esgoto, as roupas coloridas penduradas e as crianças brincando na lama, fotografava paredes. Paredes. Parara na frente do barraco do seu Virgílio, apontara a câmera para um trecho da madeira que forrava seu exterior e clic. E clic e clic.


Só depois do terceiro clic o fotógrafo se lembrou de perguntar ao seu Virgílio:


– Dá licença?


– Hrmf – respondeu seu Virgílio, o que poderia significar sim ou não.


– Estou fazendo um livro – explicou o fotógrafo. – Se chamará Superfícies. Será só de coisas como esta sua parede. Viu como este pedaço aqui poderia ser uma pintura abstrata? A madeira estriada, a superposição de tábuas... Poderia ser um Burri.


– Um quê?


– Burri. Alfredo Burri. Abstracionista italiano.


– Ahn.


– Esta favela está cheia de coisas assim. Há Burris por todo lado. É só saber encontrá-los. E colagens? Materiais corriqueiros usados de forma não convencional, em montagens surpreendentes e esteticamente perfeitas. O que é uma favela, afinal, senão uma grande colagem? Arte pura! Vocês vivem cercados pela arte.


Seu Virgílio perguntou se o fotógrafo poderia lhe dar um cigarro. O fotógrafo não fumava. Depois de mais alguns clics, o fotógrafo agradeceu e começou a se afastar, mas aí deu uma coisa no seu Virgílio. Uma coisa que ele mesmo não saberia explicar depois. Deteve o fotógrafo com um gesto e disse:


– O senhor não quer entrar? Tem uma mancha na parede da cozinha que...


A pequena cozinha era a única parte do barraco feita de alvenaria. E havia uma grande mancha na parede da cozinha. Uma grande mancha multicolor causada pela umidade e por muitos anos de fritura no ar. Seu Virgílio apontou a mancha para o fotógrafo, que abriu os braços e exclamou:


– Manabu Mabe!


Seu Virgílio também não saberia explicar por que ficara tão feliz por ter um Manabu Mabe na parede, mesmo um Manabu Mabe feito de água infiltrada e fumaça. Nem iria contar para a Ernestina quando ela e os cinco filhos voltassem aquela noite. Sabia que Ernestina perguntaria “Manaquem?!” e diria “Isso é que dá passar o dia inteiro sem fazer nada”.


Guardaria aquela felicidade só para ele. Gostara de ouvir do fotógrafo que eles viviam cercados pela arte. Não era só miséria. Ou então, pensou seu Virgílio, eu também estou ficando meio abstracionista.




*esse texto do Veríssimo eu tiro do ótimo blog Armazem do Peri.










6 comentários:

João Menéres disse...

E muito bem fizeste, LINA !

Eu já comentei lá no Mauro.

Um beijo.

peri s.c. disse...

O Boczonm comentando lá lembrou da famosa frase do Joãosinho Trinta.
Prá mim também a sutil ( ou nem tão sutil )sub-leitura deste texto .

bj. Lina

Lina Faria disse...

João,
que bom ter tempo às vezes para "visitar" os blogs amigos.
Obrigada e um beijo.

Lina Faria disse...

Peri,
o Bocson é rápido no gatilho!
bom vê-lo por aqui.
bjs, Peri...

peri s.c. disse...

Lina
Nunca deixo de vir olhar os trabalhos de uma das mais respeitáveis fotógrafas que conheço.
Uma aula constante seu blog. Sempre delicada e afiada.
bj

Lina Faria disse...

Obrigada, mestre.
A reciproca é verdadeira!

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco