janeiro 17, 2012










 PONTE PRETA









no princípio era o caos, o érebo, o vazio...

depois veio gaia, a terra, a mãe.

e fez-se o palco da dor e da vida.

cada qual que nele sobe, prepara-se ou não,

para viver seu drama!



hesíodo disse mais ou menos isso na sua teogonia






Se a tendência é a verticalização de tudo, então a Ponte Preta está pra lá de defasada.
Como estou eu. Como estará você, daqui a algumas horas.
O cara criva, de porta em porta, seus olhos e mãos para colher os restos sinceros de uma máquina avassaladora: o fluxo.
À noite, voltando para a periferia, onde vai chegar quase sempre junto à família toda pois a caça é coletiva, em seu caminho há a barreira de uma ponte.
O limite é 3,60 m.
Quem nunca entalou-se àquela altura da
João Negrão, já viu algum colega carrinheiro nessa condição.

Mas ela esta lá há um século.
Já viu passar sob si vários corpos, vários volumes.
Perdeu-se como escala, ficou rasteira.

Mas hoje, quando assiste a esse exercito de catadores de restos do consumo urbano, às vezes não vence acolhe-los na passagem, prendendo-os em sua altura. Esses, gastando mais de seu tempo, livram-se do excesso de carga e passam a respeitar mais o limite dessa senhora de ferro.
Também sob ela, famílias de retirantes, mendigos e quem mora na rua, usam de seu abrigo para descansar.







 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco