março 15, 2009

Boa Arquitetura para Todos

Essas cenas são do Bairro Novo, praticamente uma cidade e que eu vi nascer. Em pouco mais de uma década, pessoas que não tinham onde morar, form ali assentadas. Hoje o que se vê é um sitio com escala de cidade de interior: um comércio próspero, principalmente no quesito construção civil e eletrodomésticos, cores fortes nas fachadas e um grafismo próprio das culturas de novas populações.
Há outras intervenções expressivas do poder público como hospitais, Armazéns da Família, Ruas da Cidadania, onde os moradores não precisam se deslocar até o centro para resolver seus problemas lojisticos, ao longo de várias gestões.
Mas agora, ciente de que o povo não quer só comida, o povo quer também lazer, esporte e potencialização, surgem os Clubes da Gente, como foi batizado o projeto que será pulverizado em 9 bairros carentes.
O arquiteto, Fernando Popp e sua equipe do IPPUC - Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba, tocou com todo o carinho, detalhismo e preciosismo, típicos de sua lavra. E o resultado está aí, essa maravilha, de quatro mil metros quadrados de piscina coberta e aquecida, com profissionais dando curso de natação, fisioterapia e outras atividades típicas de um clube.
Parabéns a todos os envolvidos no trabalho.
De minha parte, participo de uma espécie de confraria da cidade. Trabalho há décadas com Fernando Popp, Gerson Small, Dóris Teixeira , arquitetos que, mesmo eu não trabalhando para a Prefeitura, me convocam, o que muito me satisfaz, a uma espécie de benção a todos os projetos que envolvam o grupo.
Não foi diferente no Novelas Curitibanas, na Capela do Santa Maria, etc...
Também eu, a todo projeto novo, não fico segura enquanto não recebo as bençãos da confraria. Confraria do bem. Do bem da cidade. Amém.



Um comentário:

Anônimo disse...

Que bonito isso, Lina.
Não lhe conheço mas vejo que você anda bem acompanhada.
Esse trio que você cita, bem como todos os profissionais do IPPUC, são mesmo devotos à cidade. Belo blog. Um grande serviço à nossa Curitiba. Vida longa!
José Augusto.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco