março 13, 2009

Do Panóptico


Hoje acordei com a casa cheia de estudantes, quase arquitetos, ávidos por saber e ver tudo o que de curioso guarda e aguarda a ocupação do antigo centro de Curitiba.
Começou com a atenção que me chamou duas mocinhas a medir e anotar dados de edificações das ruas do centro. Como sempre que vejo alguém se ocupando, auscultando a cidade, fiz alguma observação que rendeu um papo.
Estudantes de arquitetura da Puc, elas pesquisavam para um trabalho sobre a ocupação dessa região.
Bem, acabaram vindo com todo o grupo de trabalho visitar meu belvedere. Mais para panóptico, visto que nem só coisas belas se enxerga dali.
Moro no centro da cidade, em um edifício que me permite acompanhar as horas do setor histórico da cidade. Tenho mil opiniões e teses, algumas, confesso, fantasiosas, sobre formas de harmonizar mais a região, visivelmente desgastada. Agora, confesso que me emociona ver essa moçada interessada em ouvir, questionar, contestar. Interessar-se , sinceramente, em tornar e manter vivo e viável o Marco Zero da cidade e seu entorno.

5 comentários:

Anônimo disse...

Lina,
Saí tão emocionada da nossa visita ao seu encantador apartamento.
Foi tão bom me deparar com a fotógrafa, mulher, cidadã, admiradora da
cidade. Foi sem querer, coincidência da vida. Mas salve o acaso.
Cosmopolita Curitba.
Pequena Curitiba.
A vida sendo a arte do encontro quando há tanto desencontro pela vida, diria Vinícius de Moraes. Obrigada, Lina. Legal legal.
Ana Paula Beghetto Pacheco

Anônimo disse...

Olá Lina,
Não poderia deixar de agradecer pela conversa informal, pelo contato, pelas dicas, pelos pensamentos, pelos registros, enfim, pelo momento que você nos proporcionou de alegria em saber que sempre existe gente disposta a nos ensinar a viver o lugar ou o nosso lugar.
Espero não perder esse contato singelo que começou com uma simples conversa de rua, para mim pelo menos foi muito importante dentro da vida acadêmica onde somos ainda formadores de opiniões, pelo menos eu me considero assim. Descemos o elevador em silêncio praticamente, acho que passava tanta coisa naquele momento em nossas cabeças, Obrigada mais uma vez e ótimo final de semana! Vamos ajudar a divulgar seu blog!
Tais Gaya.

Lina Faria disse...

Meninos,
Fico muito feliz em poder recebe-los. Apareçam sempre.
É reconfortante saber que existem grupos como o de vocês que têm dois patrimônios caríssimos: a juventude e o apego e preocupação com a cidade em que vivem. Continuem vossa investigação sobre Curitiba, pois só quem conhece pode gostar!
Ah, desculpem eu não te-los identificado com nomes. Falha minha.
beijos,
Lina Faria

Anônimo disse...

Olá Lina
Da esquerda para a direita na foto:
Alisson, Sérgio, Maristela, Ana Paula, Tais e Alline.
Bjs e ótimo final de semama.
Tais Gaya.

Anônimo disse...

Holla Lina!!=)

Amei o nosso Bate-Papo, principalmente a composição do seu apartamento, esta magia de reviver cada ambiente de Curitiba é muito radiante...são poucas as pessoas que admiram esta Curitiba que voce tanto admira...Foi bem emocionalte!!!=)

Muchas Gracias!!

Besos da Maristela Rodrigues!!

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco