setembro 14, 2009

A abelha que faz o mel, vale o tempo que não voou...

Os garis de Curitiba são os que mais vivem a cidade enquanto trabalham. Na hora do almoço, em geral se concentram nas praças. Conversam, cochilam um pouco sob as árvores e continuam suas cirúrgicas lidas de não deixar um só papelzinho no chão. Curitiba pode não ter a periferia ideal em limpeza, mas o centro é impecável. Se pudessem levariam até o povo que vive na rua.
Ah, já me esquecendo, as mulheres não se juntam às outras gari. Elas fazem suas refeições em separado. Usam, em geral, o recuo existente entre a árvore e a calçada, fazendo dali um estar.
Essa moça que fotografei me disse que prefere fazer uma refeição rápida e usar o tempo restante para fazer acessório para bebês, que ela chama de favas de abelha. Pergunto se ela não prefere passear a ficar trabalhando. Ela diz que não e eu completo com a música do mineiro Lou Borges: " a abelha que faz o mel, vale o tempo que não voou".

3 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

O que são garis?

Lina Faria disse...

Ah, desculpem. Garis no Brasil são os varredores de ruas.

Marcelo Amorim disse...

Belo mini-artigo, Lina. Uma vez, perguntei pra um gari se podia jogar um papel qualquer na lata de lixo que ele empurrava. Ele me abriu um sorriso tão largo, mas tão largo, que saí daquele momento com a certeza de que esse povo é extremamente carente de respeito.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco