maio 02, 2010







 


No Vermelho








 










 Sem nunca deixar de citar Artur Matuck e seu vídeo apresentado numa edição do Arte Cidade, de Nelson Brissac, que trata das segregações das classes. Do desnível social disputando a fruição do espaço urbana e seu confronto no sinaleiro.


Bem, voltando ao vermelho, cor sangüinia com trema por questão onomatopaica, passional, gritante e encarnada, sugerindo até crime a alguns, é a cor que faz pulsar o coração. O fluido que satisfaz, que move, que provoca hemorragia quando foge com a vida.


Vivemos em espaços estanques como o sangue que só cabe porque corre, circula, corre nas vias das veias.
Cidade é igual. A disputa por espaços, por conquista de espaços vai dos simples  centímetros cúbicos que ocupa o homem de Vitruvio que vive em nós, às guerras por conquistas de território e poder.


A rigor o mundo seria de todos, os espaços não teriam demarcações. Seria o tal do caos da gênese desse planetinha.
 Ontem lia o Veríssimo no Estadão que rola frouxo, gratuito, em todos os aeroportos, e ele falava de Voltaire e sua tese de que o homem inventou Deus,  o que não agradou nada à época, e a coisa continua se repetindo.

As pessoas ditas  "de bem", temerosas pelos tais,  se protegendo em muralhas enormes, atrás de grades, enquanto as temidas andam soltas pelas ruas. O confronto é o sinaleiro, o sinal vermelho.
Dai estar literalmente no vermelho, sugere a metáfora da situação do bolso. Que bolso?













3 comentários:

san disse...

Esta foto é um verdadeiro tributo à op-art, com alguns dos seus mais característicos detalhes, como o minimalismo do preto-e-branco, o choque do vermelho basal sobreposto a ele, a ilusão de movimento criado pela tensão cromática no motivo do chão, e a crítica ao sofrimento urbano, tema recorrente do movimento.

Dona Lina hoje atacou 'simplesmente' de Mondrian, Vitruvius, op-art e os nossos dois poetas maiores. Está bom assim, ou querem mais? Show de bola total.

Woman, you rock!

Lina Faria disse...

Querida San,
grande critica visual, você.
Multimidia total!
San, confesso, estou mais prá dois pra lá e dois pra cá que rock. hehe...

san disse...

Nossa, dois pra lá, dois pra cá, ao som de João Bosco, um uísque ou um guaraná, o que cair melhor, e uma bela voz murmurando palavras de amor ao seu ouvido? Pra mim tá uótemo!
Melhor que isso, só isso tudo à luz de um 'abat-jour' lilás, ou cor a sua escolha, haha

But you rock! Manda benzão mesmo!

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco