julho 01, 2010








Arqueologia da Memória








Há dois anos, mais ou menos, participei do projeto de Lilian Amaral, Arqueologia da Memória, onde  convocava-se  pela imprensa pessoas que tivessem fotos de época e essas contassem alguma coisa de sua história na cidade.

Bela experiência que constava em uma visita às selecionadas - o retorno foi gratificante- e suas experiências ilustradas com relatos muitas vezes melhores que a própria foto.

Desse mapeamento, muitos alemães foram detectados como fotógrafos amadores que tinham laboratório em casa e documentaram, de alguma forma, sua nova terra. O que sobrou, em geral, foram cópias desgastadas pelo tempo ou catalogadas em álbuns, mas sem os respectivos negativos.
Não me ocorre agora o nome, mas um alemão, entre todos, destacou-se bem em composição e qualidade das cópias.  Não localizou-se nenhum outro Kazuo Ohara, mas alguns com produções pequenas mas interessantes, como o que catalogou em um álbum as "Belas Vivendas Curitibanas".

A Casa da Memória catalogou-os todos.




Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco