setembro 17, 2010





Chove lá Fora











Cartão Postal

Paraty, sempre  uma boa opção. Do cartão postal aos paradoxos que não a livra de pecados ambientais, mas mantém, me parece, um sentido de cidadania. Não há, por exemplo, pichações na cidade. Todos os espaços estão ocupados. Não há não-lugares. Muros, espaços vazios, ninguém altera o estabelecido. Rodei pelas ruas até fora do centro histórico e nada. Tudo na mais perfeita ordem. O Olho da rua que vive e se sustenta de ser um Nâo-Lugar, não achou espaço, como Georges Rousse. Pensei em sempre marcar por cidades onde ando, com um estêncil, mas não houve nada que fosse pertinente ao sítio e ao conceito do meu projeto. Tudo muito bem ocupado. Voltando ao genial Rousse, ele afirma fortemente que em seu trabalho não há compromisso algum com o tempo, visto que não nutre qualquer ligação com o que houve ou haverá nos sítios escolhidos. Ao contrario de mim que crio ligações com eles, os espaços.
O bom é ver a interação do público com a obra. Obra de fôlego do francês que consegue fragmentar a perspectiva.
Ele também observou não haver muros na cidade, dai ter escolhido um velho mercado de peixe para suporte de seu trabalho para o 6º Paraty em Foco.










2 comentários:

João Menéres disse...

Espectaculares estas imagens!
Como foi possivel atrasar-me tanto ?

Um beijo.

Lina Faria disse...

João,
como sempre, espirituosas suas observações.
Ai foi uma brincadeira minha com o trabalho do francês Georges Rousse, o estrangeiro gozador.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco