janeiro 23, 2011







  UEBA!








Feliz quando o Patrimônio Histórico faz o toalete. Pé, mão, umas cotonetadas nos nichos, isso é saúde.
É cuidar de nossa família arquitetônica.
A Igreja da Ordem de São Francisco, por exemplo, essa da foto, é a mais antiga edificação da cidade.
É de 1737!

Desculpem, preguiça de escrever sobre ela, copiei da Wikipédia:




Originalmente, era a Igreja de Nossa Senhora do Terço e só recebeu o nome atual após a chegada a Ordem de São Francisco em Curitiba, em 1746.
Abrigou um convento franciscano de 1752 a 1783 e, no século 19, foi a paróquia dos imigrantes poloneses. Por volta de 1834, uma parte da igreja desmoronou, só tendo sido completamente restaurada em 1880, com a visita do imperador D. Pedro II.
A torre da igreja e a instalação dos sinos foi concluída em 1883. Nessa época, a igreja era frequentada, principalmente, por imigrantes alemães. Tombada desde 1965, a Igreja da Ordem sofreu nova restauração de 1978 a 1980 e, em 1981, passou a abrigar o Museu de Arte Sacra de Curitiba.







5 comentários:

Lee Swain disse...

Lina também é cultura!

Lina Faria disse...

hehehe...

Claudio Boczon disse...

pois é, Swain

volta e meia me pego falando:

"Li na Lina."

Lina Faria disse...

Será que algum Boczon frequentou à época essa paróquia?

Claudio Boczon disse...

Acho difícil, Lina.

A parentaiada toda era de Araucária, provavelmente o alcance das caróça ficava restrito ao bairro do Portão, onde meus pais vieram a se estabelecer.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco