fevereiro 27, 2011









Alguém conhece

o primeiro conjunto habitacional do Brasil?





 Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, CIC, Curitiba-PR, oras bolas...




Esse espaço anda com menos frequência de postagens por exigências formais da vida, apesar de que viver Curitiba pra mim é a única forma de oxigênio.
Vivo muito o centro da cidade ultimamente, onde não me é difícil reconhecer os reflexos da periferia ali presentes, estampados em cada calçada. Em cada fila de ônibus.
Já circulei e acompanhei muito a formação do entorno, da periferia, da nova Curitiba que se forma a partir do êxodo rural em massa na década de 70.
Não podendo me estenter no assunto, que seria apenas a abordagem do aspecto de pertencimento quanto à arquitetura de Alfred Willer, na época, que quis impor um estilo sulista de sótão de madeira e casas mistas,
quando os colonos vinham com a expectativa da casa urbana de alvenaria, o rumo da prosa mudou.

Curiosa que sou, fui ao google e tasquei lá:

QUAL O PRIMEIRO CONJUNTO HABITACIONAL DO BRASIL?


Não deu outra. Lá estava nossa Vila Nossa Senhora da Luz.

A mais curiosa inserção no mundo net que achei foi no







"Em 1966 o presidente general Humberto de Alencar Castello Branco inaugurou o primeiro grande conjunto habitacional do Brasil com recursos do recém-criado BNH. Foram construídas 2100 casas populares num projeto de desfavelização de Curitiba. Hoje a vila está no bairro mais populoso do Sul do Brasil, a Cidade Industrial de Curitiba, com 174 mil habitantes.

É um lugar sem igual, as ruas estreitas, dominadas pela população, são uma extensão da casa. Os carros têm que desviar das pessoas e andar devagar.

Parece uma cidadezinha do interior, onde as pessoas se conhecem e são solidárias entre si.

Voto na Vila como ponto turístico de Curitiba e não no Jardim Botânico, Opera de Arame ou Parque Tanguá, que não condizem com a realidade curitibana, se você quiser conhecer Curitiba, conheça a Vila Nossa Senhora da Luz!..."


Baitaque, respondeu há 3 anos.



Não é interessante saber o que o curitibano pensa de sua cidade e o que passa ao mundo?
Adoro essa interação!



2 comentários:

João Menéres disse...

Mais uma excelente postagem !

Graças a ti, muitos - como é o meu caso - tomarão conhecimento deste conjunto que devia já ser classificado de PATRIMÓNIO Nacional.

Um beijo, LINA.

Anônimo disse...

Olá...

Eu postei isso no Yahoo Respostas anos atrás...

Nickname usado na época: Baitaquera

Veja a minha página no Facebook
http://www.facebook.com/#!/gilmar.ferreira.75

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco