março 09, 2011


















O Carnaval e seu Espaços



Este ensaio é de 2008. Tento mostrar aqui como os cidadãos da periferia sentem-se à vontade na área dita do poder. O espaço permite. Durante o Carnaval, os parques e praças do entorno  ficam tomados pela lida, no preparo para a entrada do grande espetáculo. São os bastidores, a coxia, antes da apoteose.
Tenho fixação por ocupações expontaneas, desde que educadas, higiênica. As praças são espaços a serem ocupados com fluidez. Para essa função momentânea do uso. Há também o trunfo de ocupar o espaço do poder, nem que seja uma vez por ano.
Agora, soube, o Carnaval volta para a Marechal Deodoro. Talvez pelas obras radicais da Cândido de Abreu. Vão assustar-se, os carnavalescos. Voltam para um ambiente diferente.
Mas o povo adapta-se logo. Já, se o público "da matriz" voltará a frequentá-lo, aí é outra coisa.


Eu mesma, esse ano, nem desci três quadras pra ver toda essa alegoria. Mas de longe vi e ouvi uma legião de foliões que já justificam  o Carnaval resistir no nosso Calendário.










Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco