março 03, 2011





PROTESTO SOLIDÁRIO





 foto agência gazeta do povo

 Há tempos um grupo de curitibanos vem reivindicando mais espaço e respeito aos usuários de bicicletas.
 Parece ironia que uma cidade que tanto preza pela sua qualidade de vida não sinta a solidariedade, através do poder público para que finalmente se oficializem faixas e
exclusivas a esse veiculo tão antigo e tão contemporâneo, como transporte individual para o cotidiano.
 Não adianta fechar ruas uma vez por semana, exclusivas para os ciclistas de lazer. Há uma legião que usa para o trabalho, para a locomoção a serviço, no centro da cidade. Não há como negar a utilidade da bicicleta no amortecimento do trânsito no perímetro central. Enquanto isso não acontece, vimos ciclistas desafiando com duas rodas e a coragem, um transito stressado, de gente solitária ocupando o enorme volume do bólido, quadrúpede motorizado.

 Se há pesquisa provando que o curitibano não usa bicicleta para trabalho, esses pesquisadores nunca andaram a pé pelas calçadas, disputando espaço com bicicletas comerciais de entregas de água e outros produtos, que não têm escrúpulos nem educação par notar que a calçada é do pedestre. Vão numa velocidade desrespeitosa para com o transeunte, pela pressão do tempo exigida pelo patrão e pelo medo de enfrentar o trânsito junto aos automóveis.

 Houvessem ciclovias, pistas exclusivas à bicicletas, certamente seria uma alternativa aos movimentos de estudantes, por exemplo, que reveindicam passe livre nos ônibus.
 A conta dessa isenção viria toda para o contribuinte.
 Porque não oferecer, então, aos estudantes, a opção de ciclovias nos trajetos das universidades?
 Esses são todos pitacos.
 São para manifestar de alguma forma minha solidariedade às pessoas que só querem usar seus próprios recursos humanos e mecânicos inocentes, contra o caos urbano.


O movimento da bicicletada em Curitiba pode ser acompanhado no www.bicicletadacuritiba.wordpress.com.




Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco