março 03, 2011






Radio Educativa do Paraná


 
Ontem o pau comeu da casa da Noca!
É que a comunidade musical resolveu cobrar da rádio pública do Paraná a saída de um competente profissional da área que vinha contemplando fortemente a produção musical local.
Isso é democracia, e, a mídia eletrônica por imediata, faz cobranças "na bucha" e consegue arregimentar uma legião de pitacos imediatos mas comprometedores.
Gente idônia, como nosso querido Luiz Cláudio Oliveira, o Lobão, colunista do ótimo Sobretudo, espaço no nobre diário Gazeta do Povo, engrossou o caldo com a bombástica noticia do assassinato da música local.
Exageros entre manifestações legitimas são positivas. Denota que o curitibano está literalmente antenado com o que vê e ouve na Cidade e no Estado.
Acho pertinente as críticas, mas não o julgamento precipitado.
Deixemos a equipe se estabilizar como proposta.
A casa está em boas mãos!
Transcrevo abaixo o esclarecimento oficial da direção da casa onde leio animada de que haverá também uma frequência AM para a estação.
Aí sim caberão programas interativos de serviços básicos aos cidadãos.
O ouvinte da educativa é mais ilustrado. Nessa hora de programas com apelo mais popular ele desliga o rádio e vai pro seu próprio som.
Também, misturar a produção local à nacional, é um jeito de não discriminar e não manter nossa música como de província.
No mais é esperar que a coisa se estabilize. Já melhorou tanto!

Abaixo, transcrição da nota de esclarecimento da instituição:



                                                                                                          foto Kraw Penas

Na foto, Paulino Viapiana, Secretário Estadual de Cultura e Paulo Vítola, Presidente da Radio e TV Educativa do Paraná.


Em virtude das notícias veiculadas na mídia nos últimos dias, referentes à Rádio Educativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Cultura e a direção da E-Paraná esclarecem:

1. Estão entre os objetivos estabelecidos pelo governador Beto Richa para a cultura, promover a ampliação do acesso aos bens culturais; promover a produção artística paranaense; estimular a descentralização da cultura no Estado e adotar postura inovadora e transparente na reformulação de processos e ações. Também manter diálogo permanente com todos os segmentos da sociedade. Desta forma, acreditamos que o debate sobre a Rádio Educativa do Paraná e o cenário musical paranaense demonstra que a cultura está retomando seu espaço, o que fortalece e consolida tais objetivos. Em resposta aos anseios de artistas e produtores, temos a dizer que nada mudou com relação aos planos para as emissoras que compõe a RTVE. A convite do secretário de Cultura, Paulino Viapiana, Fernando Tupan deixou a direção da Rádio Educativa para atuar nos programas de ação cultural da secretaria, auxiliando na execução das metas estabelecidas pelo governador Beto Richa.

2. Os projetos iniciados na RTVE, em janeiro, estão de acordo com as referidas metas, que preveem, entre outras ações, a criação de programas de divulgação e de circulação de produtos e serviços culturais paranaenses, por meio da TV Educativa, Rádio Educativa, espaços culturais, publicações e internet. Especificamente com relação à RTVE, uma das metas estabelece a criação de um conselho curador que tem, entre outros, a finalidade de avaliar e propor conteúdo editorial, com prioridade à educação e cultura, em programas noticiosos, musicais, de debates, de dramaturgia etc. Assim, a saída de Fernando Tupan não altera os planos para as emissoras. Temos certeza que não serão abandonadas nem a música paranaense nem as outras manifestações artísticas, locais, estaduais ou nacionais. Não houve e não haverá, de forma alguma, “assassinato” ou “boicote”. Não há motivo, portanto, para luto.

3. Desde janeiro as ações estão sendo planejadas e gradativamente postas em prática. Neste sentido, a RTVE mudou sua filosofia e conceito transformando-se na E-Paraná. Este conceito se estende a todas as emissoras da rede. São várias pessoas envolvidas nesse processo e muitas novidades ainda virão. A primeira etapa envolveu a programação da TV. Agora o planejamento envolve a programação das rádios FM e AM. Até o final de março uma nova grade entra no ar contemplando todos os gêneros da música brasileira (tomamos a liberdade de não tratar a música paranaense como excluída da música brasileira), entre outras atrações, que, temos certeza, irá agradar artistas e público.

4. Historicamente a Rádio Educativa do Paraná sempre executou a produção musical de todo o Estado durante sua programação e também em programas específicos. Uma audição mais atenta permitiria esta comprovação, portanto não dá para considerar que a música paranaense será agora abandonada. Muito pelo contrário. O Paraná tem sim uma cultura rica, diversificada, representativa e de muita qualidade, e a Secretaria de Estado da Cultura tem como missão, respeitar, valorizar, incentivar, fomentar e difundir toda essa riqueza. E isso será feito.

5. Em janeiro, a programação da RTVE foi reformulada retirando-se do ar programas que não estavam de acordo com a filosofia de uma rede educativa, como forma de marcar esta nova fase da cultura paranaense. Durante estes dois meses uma grade alternativa foi implantada nas emissoras enquanto as novas ações estavam sendo elaboradas, com a participação de vários colaboradores. Fernando Tupan foi uma dessas pessoas e sua participação foi fundamental para o planejamento. Ele agora assume outra função, de auxiliar no planejamento e execução de ações culturais que também irão gerar conteúdos para as emissoras, valorizando a produção artística paranaenses de todos os gêneros e regiões.

Agradecemos a todos que têm participado desse debate e nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários, com relação a esse ou outros projetos da área cultural.

Assessoria de Comunicação. Secretaria
de Estado da Cultura/E-Paraná

 41 3321 4844 e 41 3321 4729






Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco