janeiro 13, 2010

Zilda Arns morre em missão no Haití

Triste noticia me vem pelo rádio: nossa Zilda Arns nos deixou.
Foi para o Haiti, certamente em em missão de amor ao próximo, e lá sucumbiu ao terremoto.
Grande admiração por essa senhora, esse anjo que nasce em Santa Catarina e vive o resto de sua existência baseada no Paraná, de onde cria, na condição de médica pediatra, a Pastoral da Criança. Uma instituição gerada em uma pequena cidade do interior do Estado que se irradiou efetiva na redução da morte infantil no Brasil.
Cheguei a vê-la e ouvi-la várias vezes, sempre sorrindo com os olhos e o coração.
Tenho dela outras fotos mas até achá-las prefiro, na emoção da perda, retratá-la como a vi há quatro anos.
Eu vivia um momento difícil. Minha mãe adoecera repentinamente, quando a fotógrafa Nair Benedicto - outra grande mulher - me liga passando uma pauta: fotografar a Zilda para um livro europeu sobre mulheres que mudam o mundo. Estava ela impossibilitada de se deslocar até aqui e passou o trabalho para mim.
Nesse dia minha mãe chegara enfraquecida de sua casa em Matinhos e ficou esperando eu ir cumprir meu trabalho em tempo de leva-la ao médico na hora marcada. Nunca mais saiu da clínica. Internada dias, morreu.
Naquele bairro distante de periferia,enquanto eu fotografava aquela senhora elegante segurando no colo quase todas as crianças que esperavam para serem pesadas, vi que em cada sorriso dos pequenos, ela sentia a sua própria vida.
Há não muitos anos, perdeu uma filha em um acidente de trânsito.
Ela que já era mãe de todas as crianças e transferira desde sempre seu afeto maternal, parecia ainda mais mãe.
Agradeço o privilégio de ter usufruído um pouco do seu colo, quando minha mãe já não o tinha.
Agradeço em nome de todo o país, a graça de tê-la conosco.

Abaixo, o post sobre ela, nesse blog em 19 de outubro de 2009.


Indicada para o Nobel da Paz por duas vezes, esta médica do interior do Paraná nunca imaginou que suas ações fossem tomar tamanha proporção.
Através da Igreja Católica ela fundou a Pastoral da Criança. Como há igrejas católicas por todo o Brasil, não foi difícil levar assistência e acompanhamento médico a todo esse país continental.
Talvez o fato de ser irmã de Dom Evaristo Arns a tenha ajudado na implantação de um dos projetos de maior resultado na puericultura de nossas crianças. A metodologia é das mais simples: controle do peso, mensalmente, e acompanhamento da água que toda a família bebe. Há também sempre convênios nutricionais com universidades, além de outras atividades.
Com prêmio ou sem prêmio, testemunha que sou, acho que Zilda Arns merece todo nosso reconhecimento!
Postado por Lina Faria 14:27 Segunda-feira, Outubro 19, 2009 3 comentários

2 comentários:

peri s.c. disse...

Uma brasileira notável.
Pessoa de especial raridade entre todos os seres públicos ( por quaisquer motivos ) deste país.
Se tivèssemos umas 20 iguais a ela, talvez essa nação fosse muito melhor.

Lina Faria disse...

Muita determinação e humanismo, guiados por uma religiosidade sensata que defendia, por exemplo, o uso de células tronco. Com um bordão simples mas não simplório: "fé em Deus e pé na tábua!", ela terminava suas instruções às voluntárias.
Linguagem de pioneiros desbravadores.

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco