julho 22, 2010








 

Rui Werneck




em grego, gênio é mantike e louco é manike

rui werneck


Acertei os ponteiros do meu relógio digital. Platão dizia que o comportamento humano deflui de três fontes principais: desejo, emoção e conhecimento. Na verdade, nosso explosivo reservatório de energia está situado ao sul de quem entra. Crepita o fogo assediando os gravetos secos da emoção. Línguas rubras causam a ressonância orgânica e ficamos nas mãos do acaso ou do garimpo. Você pode não saber no que está pensando, mas está pensando em sexo. Quem quer saber de Platão? Importante mesmo é que perdemos a Copa 2010. Mas não vou entrar nesse campo minado onde a bola é um pobre ser que perdeu o rumo do gol, da casa, da vida. Sei que adormeci por uns dias. Ou será que foi por uma semana inteira? Platão já havia colocado o adormecer como fonte de inspiração. Nas garras do sonho nos libertamos.





Fiquei inerte, sonhei uma enciclopédia. Verbetes e mais verbetes espocando no escuro do quarto. Em grego, gênio é mantike e louco é manike. Estamos sempre por um tê. Diria um Tesão. O sonho acorda nossos demônios criadores. Quem não sonha, não vive. Nada pode contra uma mente que não esteja disposta. O campo de força da nossa mente é terrivelmente poderoso. Refratário ou absorvente, eis a questão. Estou estupidificado com a quantidade de textos que chegam, via e-mail, com mensagens de otimismo. E tudo é repassado.


Nada pessoal. Todo mundo diz que aqui você tem um amigo, alguém que pensa em você. E estão todos longe, pensando besteiras. É sintomático: quando nos agarramos nisso é porque estamos muito distante disso. Entre labutas, conflitos e sofrimentos não encontramos uma ponte sólida para amigos distantes. Por mantike! “Mas quando o pulso de um homem é saudável e comedido, ele vai dormir frio e racional, (...) depois de saciar seus apetites sem exageros para mais ou para menos...” Por manike, ser joguete de visões fantasiosas e licenciosas!



"Rui Werneck de Capistrano vende sonhos de nata, creme, doce de leite, chocolate... goiaba... é o sonho, freguesia..."
Postado por Don Suelda às 12:05 AM 0 comentários . www.cartunistasolda.blogspot.com



Sempre que passo pelo blog do Solda tenho a tentação de lhe roubar um post. Mais que um, até. Me contenho porque tenho também os meus e o nosso publico é quase o mesmo.
Como ele posta muito - postasse um só por dia eu não copiaria - não deixo de homenagear os irresistíveis como esse do Werneck, escritor cujo texto gosto muito.
Um 'valeu!', aos dois.



Um comentário:

Lee Swain disse...

Então valeu aos tres (Solda, Werneck e Lina).

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco