janeiro 28, 2011











Vida que VAZA











Em 1961, inaugurava o Parque Alvorada, um espaço de diversão popular que completava o circuito do Passeio Público, o Parque mais antigo da cidade.
Lembro-me da roda gigante que me permitia, menina, vislumbrar o mar verde do bosque do Passeio e, lá no horizonte, a Serra do Mar.
Do outro lado, talvez por inóspita aos olhos infantis a paisagem industrial, Muller & Cia, não registrou-se em meu imaginário.
Em 1980 parte dos brinquedos foram levados para o Parque Barigui e em 1996 é totalmente desativado, ficando como uma ferida exposta, em pleno centro.
Havia um projeto da Prefeitura que contava com o espaço mas houve litígio entre poder público e proprietários e o sitio ficou por anos entregue à sorte. Mocós, malocas, até um corredor para pedestres, com portão e tudo, ligava a Rua Cândido de Abreu ao Passeio.
Agora, um grande empreendimento será ali implantado. Para tanto, não sobrará pedra sobre pedra do que ali existe ou existiu.
Duas enormes torres tratarão de tapar o nascer do sol no leste, o verde e as garças do Passeio e a brisa da Serra que penteia as árvores do bosque e nos trás o oxigênio ao bairro São Francisco.

Há acupuntura e há amputações.
Mas há também a lógica e há o lucro, não aprendeu Polyana.









2 comentários:

João Menéres disse...

E o homem continua a explorar a terra e a não cuidar de si...até que a terra o devore.

Um beijo.

lee Swain disse...

Putz... quando vi a foto, antes de ler o post, tive a doce ilusão de que estavam criando uma praça no lugar. Quanta ingenuidade...

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco