agosto 21, 2010








No fundo do copo...



      © ze beto




Porque hoje é sábado, escrevo um editorialzinho dessa minha conturbada volta ao 'mundo real', numa semana de reiniciação à labuta.
Adverte um ditado árabe - ou teria dito com palavras não menos reais o Osho, não sei - :
Não se explica, nunca, nada. Os amigos sempre vão te entender e os inimigos não vão acreditar.
Portanto...
Mesmo assim acho respeitoso aos que aqui vêm saber o que leva uma pessoa comum baixar em um hospital psiquiátrico e lá ficar durante duas semanas.
Não tenho dependência química nem nunca tive. Não bebo. Nunca consegui metabolizar o álcool, uma espécie de alergia que me poupou, talvez, de pisar na jaca mais que o devido, sei lá.


Estive, como disse a um amigo, igual aquele cara que ficou três noite sem dormir e chorando, por perder o seu galinho. Não perdi nada senão o encanto, talvez, pela vida. Tristezas e desesperança ao vir passar pelos meus olhos tantas adversidades e injustiças sociais? Ai pareceria desculpas. Soaria como arrependimento pelas opções profissionais e de vida que fiz, o que também seria micho, não acham?
À conclusão exata ainda não cheguei. Pra isso me valho de profissionais de alma que muito me têm elucidado.
Disso tudo tenho já a certeza de que a solidão, o medo, a culpa e a opressão, quer familiar, quer social e, especialmente a religiosa, são mesmo os grandes males de nossa época. Pretendo desenvolver algum trabalho com os intensos subsídios que extrai de minhas companheiras de desventura. Não sei ainda como, pois, pela delicadeza do tema, há que se ter muito tato para não ferir dignidades. Para que seja de ajuda às minhas novas amigas de convívio.
Pra não ser leviana começarei por trocar cartas - muitas escrevem compulsivamente- como já combinamos. As que se sentirem ainda receptivas, dirão a viabilidade ou não de se documentar suas manifestações. Veremos.
Por enquanto, ilustro esse papo com uma foto do sensível jornalista Zé Beto, com quem tive uma filha e tenho hoje uma consistente amizade fraterna, e sua foto lembrando de seus tempos de sombra. Bebia muito e há 15 anos conseguiu recuperar-se fazendo hoje um belo trabalho voluntário com palestras e resgates de amigos que continuam com a "marvada".
E cá estou, novinha, novinha, sem mais a abstinência das filhas como nas duas semanas e com muita garra pra seguir adiante. Sigam comigo, por essa página!
Junk, não. Trash? Talvez...






7 comentários:

Anônimo disse...

Bem-vinda, amiga Lina,
e que tu fiques bem.

Roberto Silva

Lina Faria disse...

Grata,querido Roberto, amigo de João Pessoa.

Ciro disse...

Passado é passado!!! Passouuuuuuuu
Bom retornar, amiga. E que este seja pleno e sereno ao mesmo tempo.
Esteja em paz!!!!
Bj

Anônimo disse...

Lininha,
Só você mesmo. Desnecessário, querida, qualquer explicação.
Então não te conhecemos ha uns bons 30 anos?
beijos,
kaká

Don Suelda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Don Suelda disse...

Lina:

Eu ia visitá-la num sábado, preparei até um bolo Nega Maluca, tomei meu rivotril, mas fiquei com medo de que não me deixassem sair de lá.
Você agora faz parte da Rivobanda!
Repíto:

você está muito sensata
acho bom
consultar um psicopata

retta/solda/leminski

Mirella disse...

Querida Lina,
Explica nada mesmo. As tuas escolhas sao voce, cheia de sensibilidade e vendo a humanidade com tanta lucidez! Isso é de pirar mesmo.
beijo

Quem sou eu

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Sou fotógrafa e curiosa. Vivo na cidade de Curitiba e gosto de olhar e documentar a relação das pessoas com os espaços em geral. Levo isso ao pé da letra, quando fotografo as ruas e sua ocupação desordenada. Também nos interiores das submoradias, longe de qualquer padrão de ordem mas com um sentido de segurança, mesmo que penduradas e vulneráveis à primeira chuva. Mas tudo isso tendo como compromisso a beleza, a harmonia. Mesmo na realidade de uma favela, resgatar a dignidade através do belo é o que me interessa. Gosto também, e muito, de design e arquitetura. Da social à contemporânea, o gosto pelo ocupar me interessa. contato: linafaria@yahoo.com.br
Todos os direitos reservados à autora.
Fotos podem ser copiadas desde que com menção à fotógrafa e sem fins comerciais.

Desafio de março

Desafio de março

Minha lista de blogs

Seguidores

Arquivo do blog

em foco